A Índia lidera o Brasil no abastecimento de alimentos aos países árabes após 15 anos!

São Paulo: A Índia ultrapassou o Brasil nas exportações de alimentos para a Liga Árabe pela primeira vez em 15 anos, com a epidemia de Kovit-19 interrompendo o fluxo comercial em 2021, segundo dados divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira à Reuters em Terça. .
O mundo árabe é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil, mas a distância desses mercados cobrou seu preço, pois a epidemia desencadeou a logística global.
O Brasil respondeu por 8,15% do total de produtos do agronegócio importados por 22 membros da liga no ano passado, enquanto a Índia respondeu por 8,25% desse comércio, pondo fim aos ganhos do Brasil em 15 anos, mostram os dados.
Apesar de ser competitivo “na porta da fazenda”, o Brasil perdeu terras em meio ao rompimento de rotas tradicionais de transporte marítimo para outros exportadores, como Índia e Turquia, Estados Unidos, França e Argentina.
As exportações brasileiras para a Arábia Saudita demoravam 30 dias, até 60 dias agora, enquanto as vantagens geográficas da Índia permitem enviar frutas, verduras, açúcar, grãos e carnes por semana.
As exportações agrícolas do Brasil para a Liga Árabe aumentaram apenas 1,4% no ano passado, para US $ 8,17 bilhões. Entre janeiro e outubro deste ano, os dados da câmara mostraram que as vendas totais aumentaram US $ 6,78 bilhões, um aumento de 5,5%, à medida que os problemas de logística diminuíram.
O esforço da China para aumentar seu próprio suprimento de alimentos durante as epidemias desviou parte do comércio do Brasil com os árabes, e países importantes como a Arábia Saudita estão procurando fornecedores alternativos para aumentar a produção doméstica de alimentos.
“Este é um ponto de inflexão. Os sauditas ainda são grandes compradores, mas também são reexportadores líquidos”, disse a Câmara em um comunicado.