A liga separatista do Brasil ‘Libra’ assina os principais clubes do Rio e de São Paulo, negociações em andamento com outros 14

Por Samindra Kunti

4 de maio – O futebol brasileiro está se movendo rapidamente para o lançamento da liga separatista ‘Libra’, com seis dos maiores clubes do país agora inscritos.

Red Bull Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Cruzeiro, na segunda divisão, assinaram o projeto Libra (Liga Brasileira) com o parceiro Codajas Sports Kapital. Esperava-se que mais clubes apoiassem Libra, mas as diferenças permanecem sobre a distribuição da receita dos direitos de transmissão com o ‘Forte Futebol’, um bloco de clubes que se uniram para contrabalançar os interesses dos clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“Para nossos 14 clubes, não consideramos (que a liga seja criada)”, disse o presidente do Athletico Paranaense, Mario Petraglia. “Ficamos surpresos com a pauta da reunião. A intenção seria ter uma conversa entre os clubes. Depois vieram com os estatutos prontos que os seis assinariam, e quem quisesse assinar também era bem-vindo. Eu nem estudei os estatutos.”

No entanto, o consenso é que Libra continuará dando passos à frente. Na próxima semana, os 40 clubes profissionais das duas principais divisões do Brasil se reunirão na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para amenizar as diferenças e dar mais detalhes.

No ano passado, os principais clubes locais anunciaram que queriam estabelecer um órgão dirigente da liga para administrar a Série A e ganhar mais influência sobre como o jogo brasileiro é administrado. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passava por uma crise institucional após as acusações de assédio sexual de seu presidente Rogério Caboclo, que teve que deixar a entidade em desgraça.

Eleito em março, seu sucessor Ednaldo Rodrigues disse que o órgão dirigente vai ajudar os clubes nacionais a formar uma liga. “A lei brasileira permite, os estatutos da CBF, Conmebol e FIFA permitem”, disse Ednaldo ao Insideworldfootball no mês passado. “Temos que administrar a CBF, ouvir muito os clubes e entender o que é melhor para eles. A CBF – ao invés de adversária – estará à disposição para ajudar no que for necessário para que os clubes possam fazer o campeonato.”

READ  Cloud e Data Center Brasil Relatório de Mercado de Espaço, Energia e Preços 2021-2025 - ResearchAndMarkets.com

O Brasil é o único país entre os dez melhores do mundo onde a federação ainda controla o funcionamento da liga profissional de futebol em nível nacional.

Entre em contato com o escritor desta história em modelo1651642744labto1651642744ofdlr1651642744dever1651642744sni @ eu1651642744tnuk.1651642744ardni1651642744mas1651642744