Ações da Petrobras disparam no Brasil em meio a dividendos e euforia de lucros

Um trabalhador verifica os volumes de combustível em um caminhão perto de um tanque da Petrobras em Brasília, Brasil, 14 de março de 2022. REUTERS/Adriano Machado/Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

RIO DE JANEIRO (Reuters) – As ações da Petrobras listadas no Brasil subiram quase 7% nesta sexta-feira, atingindo uma alta de 12 anos, depois que a estatal de petróleo quebrou as estimativas de lucro trimestral e anunciou um pagamento recorde de dividendos.

A empresa anunciou na tarde de quinta-feira um pagamento de dividendos de 87,8 bilhões de reais (US$ 17 bilhões), o maior de todos os tempos, elevando as ações da empresa em cerca de 3,3% no comércio intradiário. Após o fechamento do mercado, a empresa registrou lucro de R$ 54,33 bilhões no segundo trimestre, bem acima das estimativas de analistas, impulsionada por margens mais altas em seus negócios de combustíveis. consulte Mais informação

A empresa estava a caminho de seu quinto dia consecutivo no preto, com ganhos acumulados nesta semana chegando a 16%.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

O desempenho das ações da Petrobras ilustra como a rua foi cortejada por uma generosa política de dividendos, lucros sólidos e alta demanda pelos produtos da empresa diante da crise de oferta provocada pela Guerra na Ucrânia, mesmo que a empresa tenha passado grande parte de 2022 em uma crise de gestão . .

A empresa teve quatro executivos-chefes este ano e deve substituir seu conselho em agosto. Se o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições de outubro – o que as pesquisas indicam ser provável – uma grande mudança de estratégia quase certamente ocorrerá. consulte Mais informação

READ  Andreas Kisser, do Sepultura, diz que o Brasil tem 'o pior presidente de todos os tempos': ele é 'pior que Trump'

Em nota aos clientes, analistas do Itaú BBA do Brasil chamaram o pagamento de dividendos da Petrobras de “muito positivo”, dizendo que superou até mesmo a estimativa “alta” do banco.

Em uma ligação com analistas na sexta-feira, os executivos disseram esperar que as altas taxas de utilização das refinarias da empresa continuem pelo resto de 2022.

As taxas de utilização atingiram 99% esta semana, disse o chefe de downstream Rodrigo Costa e Lima, e devem atingir uma média de 86% até o segundo semestre do ano.

Os executivos também procuraram amenizar quaisquer preocupações provocadas por uma recente mudança de política que permite ao conselho revisar os preços dos combustíveis domésticos, dizendo que os membros do conselho não têm poder de veto sobre as decisões de preços dos executivos. consulte Mais informação

Na teleconferência, os executivos também disseram que o ambicioso programa de desinvestimentos da empresa ainda estava a todo vapor. Em particular, a empresa ficou positivamente surpresa com o interesse que a Petrobras recebeu por uma série de refinarias que ainda tem no bloco, disse o diretor financeiro Rodrigo Araujo.

As ações preferenciais da empresa subiram 6,5% nas negociações da tarde, enquanto o índice de ações Bovespa (.BVSP) de referência do país subiu 1,1%.

(US$ 1 = 5,18 reais)

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gram Slattery e Rafaella Barros; Edição por Kirsten Donovan e Diane Craft

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.