Agência de saúde brasileira confirmou os casos Covit-19 no navio de cruzeiro

Os passageiros do cruzeiro MSC Preziosa tiveram que esperar mais de seis horas para pousar no Rio de Janeiro no domingo, devido a um estudo de autoridades sanitárias brasileiras, que confirmou 28 casos de COVID-19 – 26 passageiros e dois tripulantes.

O Ministério da Saúde do Rio disse em um comunicado que as pessoas que vivem no Rio ou nas proximidades podem se isolar em casa daqueles que testaram positivo. Outros devem primeiro ser isolados em hotéis e nenhuma informação é fornecida sobre quem pagará os custos.

Após a fiscalização, a MSC Preziosa foi homologada pelo Órgão Regulador de Saúde Federal da Anvisa para continuar operando. Os demais passageiros aguardavam para embarcar para a Bahia, quando o navio deixou a ilha brasileira de Fugios.

A Associated Press contatou a MSC para indagar sobre as medidas de saúde tomadas – o terceiro navio da empresa com casos confirmados de COVID-19 no ano passado – mas não obteve resposta. As autoridades não informaram quantas pessoas estavam a bordo do MSC Preziosa ou de que país eram.

A epidemiologista Denise Garrett, vice-presidente da Companhia Brasileira de Vacinas Sabine, disse que a atmosfera do navio de cruzeiro era “extremamente propícia à difusão, especialmente agora com Omigron”.

“Milhares de pessoas compartilham o mesmo ar interno”, disse ele. “Deve ser evitado a todo custo.”

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA na semana passada maximizaram o risco de disseminação do COVID-19 em navios de cruzeiro, dizendo que o COVID-19 poderia facilmente se espalhar entre aqueles a bordo, mesmo aqueles que foram totalmente vacinados.

A Anvisa encaminhou recomendação ao Ministério da Saúde do Brasil para suspender a temporada de viagens. O ministério disse em nota que vai “avaliar as ações cabíveis junto aos ministérios preocupados com a questão”.

READ  Os melhores 30 Tapete De Silicone Culinario para você