Apoiador multado por contaminação fatal de cerveja no Brasil

Uma cervejaria no Brasil ligada a um incidente fatal de contaminação de cerveja em 2020 foi multada em quase US$ 1 milhão.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) condenou a Cervejaria Backer a pagar R$ 5 milhões de reais e informou que a multa não pode mais ser apelada.

Foram impostas penalidades por uma série de deficiências detectadas pelos funcionários durante a investigação, incluindo comunicação com o MAPA sobre o layout da fábrica; alterar a composição das cervejas sem aviso prévio; comercialização de bebidas sem o devido registro e para produção, engarrafamento; e comercialização de 39 lotes supostamente contaminados com monoetilenoglicol ou dietilenoglicol.

A fábrica de Belo Horizonte foi fechada em janeiro de 2020 após testes revelarem dietilenoglicol em vários lotes de cervejas. A empresa disse que nunca comprou dietilenoglicol, mas usou monoetilenoglicol.

Dez pessoas morreram e dezenas de outras foram afetadas com sintomas como cegueira e paralisia facial.

Na ocasião, a apreensão de produtos das dependências e do mercado mineiro totalizou quase 80 mil litros de cerveja e mais de 56 mil garrafas de diversas marcas e lotes. Os produtos foram destruídos.

Permissão para reiniciar as operações
Em 2020, o Ministério Público apresentou queixa contra 11 pessoas em relação ao incidente e as audiências devem começar este mês.

A polícia de Minas Gerais encontrou um vazamento em um tanque que começou em setembro de 2019. Esse furo permitiu que o líquido refrigerante circulando em um sistema externo se misturasse com a bebida dentro do recipiente.

No mês passado, o MAPA autorizou a retomada parcial da produção e comercialização de cerveja na fábrica após o atendimento das condições relativas aos tanques de fermentação e equipamentos utilizados para garantir a segurança dos produtos.

A empresa substituiu o fluido refrigerante em seu processo por uma solução hidroalcoólica que contém água e álcool. Desde novembro de 2021, produz cerveja na fábrica em formato de teste para que os produtos possam passar por uma análise mais aprofundada.

READ  Ex-ministro da Educação Abraham Weintraub deve retornar ao Brasil

A Cervejaria Três Lobos, empresa responsável pela marca Backer, disse que a retomada da produção de cerveja ajudará a ampliar a assistência médica e financeira aos afetados.

(Para se inscrever para uma assinatura gratuita do Food Safety News, Clique aqui.)