Appian Capital reivindica minas Sibanye-Stillwater Brasil

Capital Ápia está pedindo indenização Sibanye-Stillwater sobre o que alega ser uma falha ilegal no fechamento de uma transação no valor de US$ 1,2 bilhão envolvendo duas minas no Brasil.

A venda refere-se a dois SPAs com os quais a Sibanye-Stillwater se comprometeu a adquirir a Atlantic Capital e a Mineração Vale Verda, segundo a Appian Capital.

A Sibanye-Stillwater afirmou incorretamente que um “evento material e adverso” ocorreu na mina de Santa Rita, afirma a Appian Capital, que acredita que a caracterização é falsa, prejudicial e difamatória.

Em resposta, a Sibanye-Stillwater disse que rejeitou tanto a “estratégia aparente de Appian quanto a substância de seus comentários”.

“Sua caracterização pública do evento geotécnico vivenciado em Santa Rita é superficial e equivocada”, afirma.

“Como Appian está ciente, as disputas decorrentes de eventos recentes devem ser resolvidas pela Alta Corte inglesa. Se Appian decidir iniciar um processo, defenderemos vigorosamente nossa posição e estamos confiantes de que prevaleceremos.

“Enquanto isso, não pretendemos comentar publicamente cada vez que a Appian tentar atrapalhar a percepção do público ou do mercado sobre Sibanye-Stillwater”.

No mês passado, a Appian Capital vendeu suas posições de royalties e crédito na Harte Gold para a Silver Lake Resources.

Sibanye-Stillwater anuncia ‘resultados recordes’ em 2021

• Lucro aumentou 13% para R33,1 bilhões (US$ 2,2 bilhões) de R29,3 bilhões (US$ 1,8 bilhão) para 2020
  • O lucro principal do ano aumentou 27% para R36,9 bilhões (US$ 2,5 bilhões) de R29,1 bilhões (US$ 1,8 bilhão) para 2020
  • Desempenho operacional sólido com todos os segmentos operacionais atingindo orientação anual de produção
  • Os PGMs SA alcançaram o menor AISC de R16.982 / 4Eoz (US$ 1.148 / 4Eoz), contra as tendências da indústria.
  • Os benefícios de custo da sinergia de consolidação continuam
  • Aumento de 19% no fluxo de caixa líquido das atividades operacionais para R32,3 bilhões (US$ 2,2 bilhões) e um aumento de 88% no fluxo de caixa livre ajustado para R37,4 bilhões (US$ 2,5 bilhões)
  • O caixa líquido aumentou ainda mais para R11,5 bilhões (US$ 719 milhões) em 31 de dezembro de 2021
  • Dividendo final de R5,3 bilhões (US$ 342 m) ou 187cps (US$ 48,68 centavos por ADR)