As ‘Câmeras’ tomaram o Brasil de assalto

Em maio, Jair Renan, filho do presidente Jair Bolsanaro, foi banido do palco depois que o governo 19 divulgou informações falsas e incentivou os jogadores a romper o isolamento social. Seu pai também tem dificuldade em se comunicar com a multidão de jogos– Uma vez que uma base sólida entre seus eleitores.

“Qualquer um que assista às urnas sabe imediatamente de que lado estamos”, diz Lola sobre a política. Ele insiste que seu público seja crítico e bem informado, e discute o tema de uma forma muito envolvente. É difícil imaginar que ele seja novo no streaming – ele começou seus canais quando a epidemia atingiu o Brasil – e ele está aparecendo como um profissional experiente.

Madrinha das câmeras brasileiras

Fechar Samira Esse é um dos benefícios da experiência. A personalidade de tração de Venison Pereira da Silva, 27 anos, do nordeste do Brasil, trabalhou como alfaiate e operador de telemarketing antes de se tornar um streamer.

Filho de mãe solteira e evangélica, Venison nunca pensou em fazer streaming de uma profissão quando era criança. Ele não tinha condições financeiras para investir em equipamentos para jogos, que na época era apenas um hobby. Primeiro, ele participou de streams de amigos. Com o tempo, os seguidores começaram a comentar o quão engraçado e espontâneo ele era, e perguntaram se ele consideraria criar seus próprios canais. “Por que não?” Ele pensava enquanto procurava soluções para pagar contas de luz e internet.

Samira Close nasceu em 2014 e está offline há 10 dias desde então. Sameera agora está ansiosa para se conectar com quase 900.000 seguidores de sua estação de trabalho brilhante Deusa– Apelido criado por seus fãs.

READ  Brasil divulga plano para cortar impostos sobre transações de forex até 2029

As transmissões ao vivo do Sameera duram de cinco a 10 horas por dia e atingem mais de 15.000 espectadores. Ele joga uma variedade de jogos: de Fogo livre Façam Cidadão Maligno, Dependendo do humor que ela está.

Samira é geralmente aquela com a luz mais vibrante. Ela fala animadamente – como se estivesse sempre à beira do humor. Ela tem um sorriso permanente, quase provocante, no rosto, e usa a barba como uma declaração. “Quando eu decidi não me barbear, eu queria que as pessoas entendessem que eu não era uma mulher, não importava. Eu só queria parecer, ‘Você pode ser quem você quiser ser, fazer o que quiser, se encaixar em qualquer lugar. expectativas, até puxa Não precisa ser”, disse.

Quando Sameera pensa no passado, ela diz que não conseguiu se identificar com os streamers de jogos que viu antes de lançar seus canais – não apenas na aparência, mas também nos gestos, no humor e nos assuntos que escolheram para discutir. A única coisa que eles tinham em comum era o amor que tinham pelo jogo.

Mas às vezes um interesse compartilhado não é suficiente para unir uma comunidade. “Quando comecei, outros jogadores não me levavam muito a sério. Eles me xingaram, zombaram de mim, senti muito ódio”, lembrou.

Dividindo-se na comunidade de jogos

Setenta e quatro por cento dos adultos que jogam jogos online sofreram algum tipo de assédio ou constrangimento. Relatório da Liga Anti-Difamação A partir de julho de 2019. Falando especificamente sobre jogadores LGBTQ+, 35% disseram que foram assediados por causa de sua identidade. O psicólogo social Collard explica: “Vivemos em algo que gosto de chamar de pós-Camergate.

READ  Os melhores 30 lava lamp para você

Camergate (Gigi) é uma campanha de assédio online de um ano Tudo começou em 2014, com membros coordenando uma série de ataques misóginos e violentos contra gamers e desenvolvedores do sexo feminino. De acordo com Collard, os membros do GG relataram ver uma guerra cultural em duas questões principais: a diversificação da identidade dos jogadores e a crescente crítica social das discussões sobre raça, gênero e diversidade nos videogames.