Assessores de Lula elaboram planos para política cambial brasileira mais agressiva

Um quadro exibe o real brasileiro-dólar americano e outras taxas de câmbio em São Paulo, Brasil 16 de março de 2020 REUTERS/Rahel Patrasso

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

BRASÍLIA, 21 Jul (Reuters) – Assessores econômicos do principal candidato presidencial do Brasil estão elaborando planos para uma política cambial mais agressiva, incluindo mais intervenções no mercado e regulamentação mais rígida de derivativos para conter a volatilidade, disseram assessores seniores à Reuters.

O economista Pedro Rossi, que lidera a equipe que elabora a política cambial para o ex-presidente de esquerda e favorito Luiz Inácio Lula da Silva em 2022, criticou o banco central pelo que chamou de abordagem de não intervenção da moeda, que, segundo ele, levou à volatilidade. . . Insistiu para que o Brasil use o câmbio como “instrumento de desenvolvimento”.

Esses pontos de vista colocam a equipe de Lula em desacordo com a gestão do banco central recém-independente do Brasil, cujo governador Roberto Campos Neto tem um mandato até 2024, criando o potencial de falhas acentuadas se Lula vencer a votação de outubro.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Rossi disse que o banco central agora não faz pleno uso de seus instrumentos de política cambial, incluindo swaps cambiais, para corrigir períodos de desvalorização excessiva da moeda.

“Claro que (o câmbio) deve se adequar às condições. Deve se adequar ao equilíbrio da economia brasileira”, disse Rossi. “Mas deve corrigir falhas de mercado, disfuncionalidade, preços ruins. Não faz sentido ter a moeda mais volátil do sistema… entre as moedas mais importantes, e não fazer nada a respeito”, acrescentou.

READ  Notícias do governo - ao vivo: o Brasil não vê diferença enquanto Matt Hankok preside a Conferência de Downing Street

O real brasileiro teve a maior volatilidade implícita de três meses entre as moedas latino-americanas desde o início da pandemia em março de 2020, segundo dados da Refinitiv. Sua queda de 17% em relação ao dólar americano nesse período fica atrás apenas do peso colombiano na região.

Rossi também disse que Lula poderia adotar mais ferramentas regulatórias, chamando o mercado de derivativos de “completamente desregulado” em comparação ao mercado de câmbio à vista, o que o torna às vezes disfuncional. Ele disse que os regulamentos podem empurrar a liquidez dos mercados de derivativos para o mercado à vista, removendo “posições especulativas em excesso”.

Ele observou que a sucessora escolhida a dedo por Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff, havia introduzido um imposto sobre posições vendidas em derivativos cambiais em 2011 para evitar uma forte valorização da moeda à medida que as principais economias afrouxavam a política monetária.

O campeão dessa política foi o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Ele cunhou o termo “guerras cambiais” enquanto servia Lula e Dilma Rousseff e agora faz parte da força-tarefa de Rossi sobre política cambial.

“O banco central não deveria ter permitido essa desvalorização excessiva”, disse Mantega à Reuters, referindo-se à queda da moeda para cerca de 5,5 reais por dólar, de cerca de 4 por dólar em 2018, que ele considerou um ponto de equilíbrio.

No entanto, trazer o banco central para uma nova política sob Lula seria mais fácil dizer do que fazer. O banco ganhou independência formal no ano passado com uma lei que dá ao seu governador um mandato que abrange mandatos presidenciais.

Embora economistas proeminentes do Partido dos Trabalhadores de Lula tenham criticado a independência do banco central, o próprio candidato insiste que pode aceitar a política e trabalhar com Campos Neto.

READ  Expansão do RapiCredit Eyes para o Caribe, Brasil

Rossi sugeriu que o presidente teria autoridade para impor uma política monetária mais intervencionista por meio do Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão de política econômica de mais alto nível do Brasil, atualmente composto pelo ministro da Economia, presidente do banco central e secretário especial do Tesouro.

“O banco central responderá ao CMN. O banco central não é autônomo na definição dos objetivos da política econômica. Ele é autônomo na gestão dos instrumentos”, disse.

Ainda assim, Mantega alertou que “um banco central independente pode fazer uma bagunça se for mal administrado”.

“O conselho pode mitigar (disfunção), mas não pode resolvê-la”, disse ele.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Marcela Ayres e Bernardo Caram Reportagem adicional de Jose de Castro Edição de Brad Haynes e Rosalba O’Brien

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.