Atividade de serviços no Brasil supera projeções com alta de 1,7% em março

BRASÍLIA, 12 Mai (Reuters) – A atividade de serviços no Brasil cresceu mais do que o esperado em março e em ritmo recorde para o mês, mostraram números oficiais nesta quinta-feira, marcando uma forte recuperação da severa desaceleração causada pela pandemia de COVID.

A atividade de serviços aumentou 1,7% em março em relação a fevereiro, mais que o dobro do crescimento de 0,7% esperado pelos economistas segundo pesquisa da Reuters, atingindo seu nível mais alto desde maio de 2015, informou o IBGE.

Isso colocou o setor 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020, antes do início da pandemia. Todas as cinco atividades pesquisadas no setor expandiram, com os maiores aumentos observados em transportes em + 2,7% e serviços de informação e comunicação em + 1,7%, informou o IBGE.

A atividade de serviços ganhou 11,4% em relação a março de 2021, também acima da previsão de aumento de 8,5% na pesquisa da Reuters.

No primeiro trimestre, cresceu 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 1,8% em relação ao trimestre anterior.

O gerente de pesquisa, Rodrigo Lobo, disse que a fraca base de comparação elevou o setor, observando que o Brasil em março de 2021 enfrentou uma segunda onda de COVID-19 que impôs restrições estritas à mobilidade.

“Por isso, em março, na comparação anual, há taxas muito altas para atividades como o transporte aéreo, por exemplo”, disse.

O Ministério da Economia do Brasil argumentou que o desempenho do setor de serviços apoiará a economia este ano, juntamente com um mercado de trabalho mais forte e aumento do investimento privado, ajudando a mitigar os efeitos das altas taxas de juros para combater a inflação de dois dígitos.

READ  Os melhores 30 os maias para você

Reportagem de Marcela Ayres, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier Edição de Marcos Potter e Paulo Simão

Isenção de responsabilidade: As opiniões expressas neste artigo são do autor e podem não refletir as de Kitco Metals Inc. O autor fez todos os esforços para garantir a precisão das informações fornecidas; No entanto, nem a Kitco Metals Inc. nem o autor pode garantir tal exatidão. Este artigo é estritamente apenas para fins informativos. Não é uma solicitação para fazer qualquer troca de commodities, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros. Kitco Metals Inc. e o autor deste artigo não se responsabilizam por perdas e/ou danos decorrentes do uso desta publicação.