Austrália aposta alto nos portos brasileiros de açúcar

Por Tatiana Bautzer (Reuters) – O grupo australiano Macquarie está investindo em portos brasileiros ao adquirir participação na operadora portuária CLI e financiando um acordo para comprar terminais de açúcar e grãos no maior porto da América Latina, Santos, por US$ 260 milhões, disseram as empresas nesta sexta-feira . .

Leia também: Navios que transportam grandes cargas de açúcar seguem para a Rússia enquanto as prateleiras das lojas estão vazias

A operadora ferroviária Rumo SA RAIL3.SA disse em um depósito de valores mobiliários que vendeu 80% de sua subsidiária EPSA, que administra os terminais 16 e 19 em Santos, para a CLI por 1,4 bilhão de reais (US$ 260 milhões). A Rumo continuará sendo acionista minoritária.

CLI, formalmente Corredor Logistica e Infraestrutura, pertencia ao fundo de private equity brasileiro IG4. Agora, receberá uma injeção de dinheiro de 500 milhões de reais da Macquarie Infrastructure Partners V, disseram executivos em entrevista à Reuters.

O fundo australiano disse em comunicado que terá uma participação de 50% na CLI e compartilhará o controle com a IG4. A CLI já opera um terminal de grãos do estado do Maranhão.

O diretor do Macquarie no Brasil, Fernando Lohmann, disse que o grupo investe no agronegócio brasileiro há muito tempo. “O investimento na CLI é um passo natural para fortalecer a conexão da infraestrutura com a agricultura”, disse em comunicado.

O diretor financeiro da Rumo, Rafael Bergman, disse à Reuters em entrevista na sexta-feira que a venda permite que a empresa se concentre em melhorar e expandir sua operação ferroviária.

O presidente-executivo da CLI, Helcio Tokeshi, disse na mesma entrevista que o fato de a operadora não ter vínculo com nenhuma trading de commodities ou ferrovia facilita seu crescimento e busca de novos clientes para os terminais santistas.

READ  Amigos sorridentes comemoram especial de verão com nova arte

(US$ 1 = 5,4091 reais)

(Reportagem de Tatiana Bautzer; Edição de Tom Hogue e William Mallard)

(c) Direitos autorais Thomson Reuters 2022.