Banco Central do Brasil confirma que fará um teste piloto para sua CBDC este ano – Notícias Bitcoin News

O Banco Central do Brasil confirmou que a instituição fará um teste piloto sobre a implementação de sua proposta de moeda digital do banco central (CBDC), o real digital. Roberto Campos Neto, presidente do banco, afirmou ainda que este novo teste incluirá um fornecimento fixo do referido token, e detalhou que este piloto será executado durante os últimos seis meses deste ano.

Banco Central do Brasil avança projeto CBDC

O Banco Central do Brasil ofereceu detalhes sobre os avanços que fez em relação ao seu projeto CBDC, o real digital. Seu presidente, Roberto Campos Neto, insinuou um teste não especificado envolvendo o uso da moeda nos últimos seis meses deste ano. Em um evento, ele declarou:

Esta é uma maneira de criar a digitalização da moeda sem criar uma quebra nos balanços dos bancos. Este projeto deve ter algum tipo de piloto no segundo semestre do ano.

Campos Neto também deu dicas sobre a forma como essa moeda será usada, dizendo que ela será vinculada ao sistema de transferência de reservas, uma espécie de sistema de pagamentos baseado em fiduciário. Com este programa piloto, o Brasil poderia avançar para a vanguarda dos países que possuem programas de CBDC na América do Sul.

Campos Neto também ofereceu sua opinião sobre o estado do mercado de criptomoedas no Brasil. Ele explicou que as criptomoedas são vistas mais como ativos de investimento do que como forma de pagamento. No entanto, isso pode mudar à medida que mais adoção é alcançada global e localmente.

Caminho para um CBDC e Panorama Regulatório

READ  Brasil está confiante no comércio de carne de frango e suína

O Banco Central do Brasil vem avançando com seu projeto real digital desde o ano passado, quando redigiu as diretrizes que uma CBDC brasileira teria que seguir, e anunciou que ainda estuda e debate a possibilidade de emissão dessa moeda.

No entanto, em março, a instituição selecionou nove instituições entre 47 propostas que poderão produzir projetos que apresentem as oportunidades que um hipotético real digital pode oferecer em diferentes setores.

O Brasil também vem avançando quando se trata de legislar para aprovar uma estrutura legal unificada de criptomoedas. Nesse sentido, deputados e senadores declararam que vão combinar várias propostas em uma que será apresentada ao Congresso brasileiro. Os relatores dessas iniciativas esperam que essa nova proposta híbrida seja aprovada nos próximos meses.

O que você acha do programa piloto real digital? Conte-nos na seção de comentários abaixo.

sergio@bitcoin.com '

Sérgio Goschenko

Sergio é um jornalista de criptomoedas baseado na Venezuela. Ele se descreve como atrasado no jogo, entrando na criptosfera quando o aumento de preço aconteceu em dezembro de 2017. Com formação em engenharia da computação, morando na Venezuela e sendo impactado pelo boom das criptomoedas em nível social, ele oferece um ponto de vista diferente sobre o sucesso das criptomoedas e como isso ajuda os desbancarizados e carentes.

Créditos da imagem: Shutterstock, Pixabay, Wiki Commons

Isenção de responsabilidade: Este artigo é somente para propósitos de informação. Não é uma oferta direta ou solicitação de uma oferta de compra ou venda, ou uma recomendação ou endosso de quaisquer produtos, serviços ou empresas. Bitcoin.com não fornece consultoria de investimento, fiscal, legal ou contábil. Nem a empresa nem o autor são responsáveis, direta ou indiretamente, por qualquer dano ou perda causada ou alegadamente causada por ou em conexão com o uso ou dependência de qualquer conteúdo, bens ou serviços mencionados neste artigo.