Biden e Bolsonaro devem se reunir em junho na cúpula dos EUA, dizem fontes

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil, 4 de maio de 2022.REUTERS / Adriano Machado / Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

BRASÍLIA/WASHINGTON, 25 Mai (Reuters) – O presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o líder norte-americano Joe Biden devem se reunir no próximo mês depois que Bolsonaro aceitou um convite para a Cúpula das Américas em Los Angeles, disseram duas fontes à Reuters nesta quarta-feira.

O gabinete de Bolsonaro não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a notícia, que foi noticiado pela primeira vez pelo jornal O Globo. A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA não responderam imediatamente a perguntas sobre o assunto.

O líder de extrema-direita brasileiro, admirador do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ainda não conversou com Biden, cuja vitória eleitoral ele demorou a reconhecer. As relações entre Brasília e Washington permanecem geladas sobre o histórico ambiental de Bolsonaro e os ataques às instituições democráticas.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Bolsonaro não planejava participar da cúpula até que Biden enviou um enviado para convencê-lo a vir com a oferta de uma reunião bilateral, disseram as duas fontes. Um assessor presidencial brasileiro disse que Bolsonaro e Biden estavam “praticamente certos” de se encontrar, enquanto uma pessoa em Washington familiarizada com o assunto disse que os detalhes do encontro ainda estavam sendo finalizados.

O governo dos EUA enfrentou a perspectiva de líderes dos dois maiores países da América Latina não participarem do encontro, que deve abordar a migração e o meio ambiente, além de mostrar a democracia hemisférica.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse que não comparecerá a menos que todos os países das Américas sejam convidados. A Reuters informou no início deste mês que Bolsonaro não planejava participar do evento. consulte Mais informação

READ  MERCADOS EMERGENTES - Real cai mais de 1%, ficando atrás do câmbio latino

O ex-senador dos EUA Christopher Dodd, conselheiro especial de Biden para a cúpula, se encontrou com Bolsonaro em Brasília na terça-feira em um último esforço para trazê-lo de volta.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.