Bolsanaro no Brasil vê problema com as novas regras de gastos no Senado

O presidente brasileiro Jair Bolzano participa da Cúpula do G20 em 30 de outubro de 2021 em Roma, Itália. REUTERS / Guglielmo Mangiapane / Arquivo de fotos

BRASÍLIA, 8 de novembro (Reuters) – O presidente brasileiro, Jair Bolzano, expressou na segunda-feira confiança de que a câmara baixa aumentaria os limites de gastos do governo e evitaria dívidas, conforme determinado por um tribunal em um segundo turno de votação, previsto para esta semana.

Mas em uma entrevista de rádio, Bolzano disse que espera problemas para aprová-lo no Senado.

Uma emenda constitucional deve ser aprovada duas vezes com pelo menos três quintos dos votos em cada sala, mas foi aprovada por apenas quatro votos no primeiro teste na Câmara na semana passada.

O projeto permitiria um adicional de US $ 92 bilhões (US $ 16,7 bilhões) em gastos no próximo ano, incluindo um generoso subsídio mensal de bem-estar para 17 milhões de famílias pobres.

“Passou no primeiro turno na Câmara, acho que vai passar no segundo turno, mas teremos problemas no Senado”, disse ele à Rádio Joam Bonn.

Bolsanaro prometeu pagar uma taxa mensal de 400 riais no âmbito de um programa chamado Axilio Brasil, que é mais do que o dobro do estipêndio médio para o programa Bolsa Família de longo prazo.

Os críticos de Bolsanaro, que comparou o Bolsa Família com a compra de votos em sua campanha de 2018, dizem que o presidente está buscando políticas populistas na corrida para as eleições do próximo ano.

O ímpeto para mudar as regras financeiras do Brasil assustou os investidores no mês passado e foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal.

READ  Os melhores 30 Sociedade Da Justiça para você

A juíza da Suprema Corte, Rosa Weber, emitiu na sexta-feira uma ordem de restrição que bloquearia cerca de US $ 8,5 bilhões com o custo de um barril de carne de porco anexado ao projeto de lei do governo para obter o apoio dos legisladores.

Sua ordem pelo menos forçaria o Congresso a tornar público seu objetivo de sabotar acordos nos bastidores com legisladores da oposição que não querem ser vistos tomando o partido do governo de Bolsanaro em troca de recursos financeiros.

($ 1 = 5.5103 arroz)

Reportagem de Ricardo Brito em Brasília e Eduardo Simos em São Paulo por Anthony Podal, edição de Brad Haynes e Angus Maxwan

Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.