Bolsonaro lança oficialmente candidatura à reeleição Notícias eleitorais

O presidente inicia sua candidatura no Rio de Janeiro com um discurso focado em Deus, armas e família.

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro iniciou sua candidatura à reeleição em um evento do partido no Rio de Janeiro com um discurso focado em Deus, armas e família, enquanto o líder de direita tenta recuperar a liderança estabelecida por seu principal rival . , ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Partido Liberal (PL) de direita escolheu Bolsonaro como seu candidato no domingo para a votação de 2 de outubro diante de uma plateia de vários milhares no estádio Maracanazinho, no Rio, uma medida considerada o início oficial da candidatura de Bolsonaro sob a lei brasileira.

A indicação ocorre no momento em que o presidente continua a lançar ataques infundados à confiabilidade do sistema de votação eletrônica do país, colocando em dúvida se ele aceitaria a derrota.

Embora o presidente não tenha tocado diretamente nesses assuntos no domingo – concentrando-se em posições socialmente conservadoras populares em sua base – seu discurso foi repleto de elogios às Forças Armadas, que, segundo ele, compartilham suas preocupações.

“O exército está do nosso lado”, disse ele aos torcedores. “É um exército que não aceita corrupção, não aceita fraude. Este é um exército que quer transparência.”

Com sua imagem prejudicada pela inflação, Bolsonaro caiu quase 20 pontos percentuais em algumas pesquisas em comparação com Lula, que governou o país de 2003 a 2010 e tirou milhões da pobreza graças a gastos sociais agressivos durante um período de rápido crescimento impulsionado por commodities.

A estrela de Lula caiu nos últimos anos devido a investigações de corrupção de alto nível – ele passou mais de um ano e meio na prisão devido a uma condenação por corrupção que foi posteriormente anulada – mas ele continua sendo uma figura relativamente popular entre os brasileiros.

READ  McLaren '36 horas atrasada na produção' devido ao atraso no frete no Brasil
O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva participa de um evento de pré-campanha em Brasília, Brasil [Ton Molina/Reuters]

Para os torcedores de Bolsonaro aqui, no entanto, agitando bandeiras brasileiras e vestidos com a camisa do futebol nacional, a possibilidade de um retorno de Lula é inconcebível.

As maiores vaias vieram quando Bolsonaro mencionou a Suprema Corte do Brasil, cujos membros foram para a batalha com aliados de Bolsonaro por alegações infundadas de fraude eleitoral.

Vera Carvalho, 59, professora do Rio, disse esperar que não haja golpe, mas se houver, a culpa será da esquerda por tentar instalar um presidente corrupto.

“Espero que não haja um, mas temo que possa haver”, disse ela à agência de notícias Reuters. “Lula precisa voltar para a cadeia. Ele é um verme.”

O Partido dos Trabalhadores (PT) de esquerda indicou Lula oficialmente na quinta-feira, enquanto o candidato de centro-esquerda Ciro Gomes, que está em um distante terceiro lugar, foi indicado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na quarta-feira.

Nas próximas semanas, a já tensa batalha entre os dois principais candidatos deve esquentar ainda mais. Em meados de agosto, Lula e Bolsonaro serão liberados pelas autoridades para se engajar na maioria das formas de propaganda política.