Bolsonaro processa ministro do Supremo Tribunal Federal, aumentando disputa

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fala durante uma cerimônia em Brasília, Brasil, 28 de abril de 2022. REUTERS / Andressa Anholete / Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

17 Mai (Reuters) – O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse na terça-feira que está processando um juiz da Suprema Corte, marcando o último episódio de um confronto contínuo entre o presidente e o tribunal que pode se espalhar para as próximas eleições presidenciais do país.

Bolsonaro entrou com a ação contra o ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, citando supostos “ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desrespeito a direitos e garantias fundamentais”, segundo mensagem de texto enviada a seus apoiadores que foi analisada pela Reuters após ser recebido de Ricardo Barros, que lidera o partido de Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Moraes é alvo frequente da ira de Bolsonaro por suas investigações sobre a suposta dispersão de notícias falsas do presidente e por anular uma série de decretos presidenciais. consulte Mais informação

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Bolsonaro disse que seu processo foi apoiado pela investigação “injustificada” de Moraes sobre o papel do presidente no compartilhamento de desinformação, bem como uma investigação sobre as acusações de Bolsonaro contra o sistema de votação do país.

O presidente, que está concorrendo à reeleição nas eleições de outubro, repetidamente questionou a integridade da próxima votação. consulte Mais informação

A Suprema Corte e a Presidência não responderam a um pedido de comentário quando contatados pela Reuters.

Reportagem de Carolina Pule e Maria Carolina Marcello; Edição por Brendan O’Boyle e Christian Schmollinger

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.