Bolsonaro quer que Petrobras acabe com política global de paridade de combustível

Conteúdo do artigo

BRASÍLIA – O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, apoiou nesta segunda-feira medidas para conter os preços domésticos dos combustíveis depois que o conflito na Ucrânia elevou os preços do petróleo aos níveis mais altos desde 2008, aumentando a pressão sobre a estatal Petrobras.

Um funcionário do governo disse à Reuters sob condição de anonimato que o governo Bolsonaro está estudando um programa de subsídio a combustíveis, embora o Ministério da Economia seja contra tal medida.

O Ministério de Minas e Energia disse que sua equipe se reuniria com assessores presidenciais e funcionários do Ministério da Economia na segunda-feira para discutir o que pode ser feito sobre os preços dos combustíveis.

Conteúdo do artigo

A invasão da Ucrânia pela Rússia, que Moscou chama de “operação especial”, elevou os preços globais do petróleo, aumentando a inflação de dois dígitos na maior economia da América Latina antes das eleições presidenciais em outubro.

Em entrevista de rádio na segunda-feira, Bolsonaro pediu o fim de uma política de preços de combustíveis na qual a Petrobras, que detém cerca de 80% da capacidade de refino do Brasil, visa a paridade local com os preços globais.

As ações da Petróleo Brasileiro SA, como a empresa é formalmente conhecida, caíram 4% no pregão do início da tarde em São Paulo, com o índice de ações de referência caindo quase 2%.

O Ministério da Economia do Brasil se recusou a comentar sobre possíveis subsídios aos combustíveis. A Petrobras e o gabinete do presidente não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

READ  De volta ao solo antes da partida com o Brasil "A Ford não consegue explicar como é bom"

Conteúdo do artigo

Bolsonaro chamou as regras pelas quais a Petrobras define os preços dos combustíveis locais com base nos mercados internacionais de energia e moeda “leis erradas concebidas há muito tempo que não podem continuar”.

Na semana passada, ele disse que a Petrobras, que em 2021 bateu seu recorde histórico de lucros anuais e pagamentos de dividendos, graças aos preços altíssimos do petróleo, deve reduzir seu lucro para evitar que os preços dos combustíveis explodam.

MUDANÇA DE LIDERANÇA

As críticas de Bolsonaro aumentam a pressão sobre a Petrobras, onde os acionistas minoritários pressionaram por uma mão livre na fixação dos preços dos combustíveis. A empresa acumulou enormes perdas sob governos anteriores quando forçada a importar e vender combustível com desconto.

No fim de semana, o governo brasileiro nomeou o ex-executivo da Petrobras Rodolfo Landim para presidir o conselho da produtora de petróleo, substituindo o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que disse à Reuters no sábado que planeja deixar o cargo de presidente da empresa “para passar mais tempo com minha família. ”

Conteúdo do artigo

A Petrobras planejava buscar a aprovação do governo nesta semana para aumentar os preços em suas refinarias no Brasil, disseram à Reuters duas pessoas próximas às discussões.

O jornal brasileiro O Estado de S.Paulo foi o primeiro a informar na segunda-feira que o governo estava cogitando subsídios, dizendo que um plano para compensar a Petrobras por manter os preços no atacado baixos poderia ser anunciado esta semana.

READ  ANVISA da Kindor Pharma Brasil aprova ensaio clínico de terceiros de proxaludamida para o tratamento de pacientes com COVID-19 hospitalizados

O jornal, citando participantes não identificados nas discussões para elaborar o plano, informou que os dividendos da Petrobras poderiam ser usados ​​para financiar os subsídios.

Propostas para subsidiar os preços dos combustíveis com recursos governamentais também encontram resistência do Ministério da Economia, que vê pouco benefício em um programa de subsídio que poderia ameaçar o cumprimento das principais regras fiscais.

O petróleo Brent atingiu brevemente US$ 139,13 o barril e o US West Texas Intermediate (WTI) subiu para US$ 130,50 na segunda-feira, os níveis mais altos para os benchmarks desde julho de 2008, com os Estados Unidos e aliados europeus considerando uma proibição de importação de petróleo da Rússia, enquanto as perspectivas de um retorno do petróleo iraniano ao mercado global diminuiu. (Reportagem de Lisandra Paraguassu e Bernardo Caram em Brasília; reportagem adicional de Gabriel Araujo em São Paulo; roteiro de Ana Mano e Gabriel Stargardter; edição de Brad Haynes, Edmund Blair e Paul Simão)