Bolzano do Brasil entra oficialmente no Partido Liberal de centro-direita | Notícias de Jair Bolzano

Sob pressão da crise do governo no Brasil, Jair Bolzano terá que ingressar em um partido para concorrer nas eleições do próximo ano.

O presidente de extrema direita do Brasil, Jair Bolzano, ingressou oficialmente no Partido Liberal (PL) de centro-direita antes das eleições presidenciais do ano que vem na América do Sul.

Bolzano, que está sem partido político desde 2019, não conseguiu coletar assinaturas suficientes para se registrar por conta própria, tornando-se membro formal do PL na terça-feira.

“É um evento simples, mas é muito importante, para que possamos disputar algo mais tarde”, disse ele durante cerimônia em um hotel da capital, Brasília.

Bolzano terá de ingressar em um partido para disputar a eleição de 2022, na qual deverá enfrentar um duro desafio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 2019, Bolzano deixou o Partido Social Liberal (PSL), onde conquistou a presidência há um ano após um confronto com a direção do partido.

O PL faz parte da coalizão ideologicamente fluida “Centrow” de partidos que disputam o poder e as indicações, e tem 42 cadeiras na Câmara dos Deputados, com 513 membros.

A adesão ao PL confirma a transformação política do líder de extrema direita que se apresentou como um forasteiro contra a “política da velha guarda” quando foi eleito em 2018.

Bolzano formou uma aliança com o “Centro”, e a votação no Congresso ajudou a legislar contra ele e a escapar das dezenas de acusações feitas contra ele por seus oponentes.

O PL é o nono partido a se juntar a Paulsonaro em sua carreira política de 30 anos.

O presidente de 66 anos enfrentou meses de pressão para lidar com a epidemia do vírus corona, que matou mais de 613 mil pessoas no Brasil, além de denúncias de corrupção – denúncias que ele negou.

READ  Fugro ganhou o contrato para operar no mar no projeto Mero 2 do Brasil

No final de outubro, uma comissão do Senado que investigava o manejo do COVID-19 pelo governo aprovou um relatório pedindo que Bolzano fosse acusado de nove crimes relacionados à crise, incluindo crimes contra a humanidade.

A popularidade do presidente caiu para 22 por cento, mas ele espera que a nova coalizão derrote seu principal rival, Lula, na disputa do próximo ano.

Lula não anunciou oficialmente sua candidatura, mas as pesquisas de opinião pública sugerem que ele está à frente de Bolsanaro. No início deste ano, o Supremo Tribunal Federal manteve uma decisão que derrubou as alegações de corrupção anteriores do ex-presidente, permitindo-lhe apresentar sua candidatura no ano que vem.