Brasil à deriva: uma revisão do terceiro ano de Jair Bolsanaro como presidente

Setembro de 2021. Um caminhão está estacionado próximo à classe média Gloria, no Rio de Janeiro. Uma linha é formada ao redor do veículo. Supermercados Pilhas de ossos descartados e carcaças de animais: parte da comida que o caminhão carrega pode ser perseguida pelos ocupantes. Segundo o jornal, a cena se repete várias vezes na semana Extra.

Esta pode ser uma das imagens mais icônicas da implacável crise do Brasil de 2021.

Este ano, o país viu uma inflação de dois dígitos, desemprego maciço e preços disparados do gás e da energia. Na véspera de Natal, o pesquisador Datafolha constatou que 26% das pessoas não podiam alimentar suas famílias.

Mas o presidente Jair Bolzano parece ter passado o ano passado em um universo paralelo.

Em um ciclo semelhante ao do Ground Hawk Day, ele repetidamente instrumentalizou o governo em sua agenda extremista, alimentou conspirações, reduziu epidemias e ameaçou o sistema democrático – apenas para recuar em momentos táticos e esperar por uma nova oportunidade. A única diferença para 2020 é o tamanho de suas ações.

Veja aqui o terceiro ano em que ele está no cargo.

Liberação de vacina apesar de polzanaro

Em dezembro de 2020, Polsano atacou laboratórios produtores de vacinas, alegando que a infecção por COVID-19 fornece melhor imunidade.

Um ano depois, em 2021 o Brasil registrou mais de 420.000 mortes, mas as coisas não mudaram muito apesar da presença de Bolzano. Ele estava sendo investigado quanto ao tratamento da infecção.

READ  Os melhores 30 Xiaomi Redmi 5 Plus 64Gb para você

Ele tentou intimidar os técnicos da agência reguladora da saúde brasileira contra a vacinação de crianças e a vacinação de passaportes. Ele continua a ser o líder do G20 que não foi oficialmente vacinado.

Mesmo assim, o Brasil conseguiu vacinar totalmente 66,9% de sua população no ano passado.

Mesmo quando o lançamento da vacina começou, ele continuou a provocar paranóia pública sobre Jabs. Ele chegou a associar falsamente as vacinas ao risco de contrair AIDS.

Jair Bolzano foi isolado na cúpula do G20 em Roma

Sempre uma baria internacional

No ano passado, o Brasil ficou mais isolado. Bolzano perdeu aliados como Donald Trump dos Estados Unidos e Benjamin Netanyahu de Israel. Mais recentemente, ele viu um Vitória da esquerda no Chile.

Especialmente durante a cúpula do G20 na Itália em outubro, as deficiências do governo tornaram-se evidentes na arena internacional. Bolzano não manteve negociações bilaterais com outros líderes, exceto para um encontro formal com o anfitrião. Na solidão, incapaz de construir relacionamentos, ele às vezes era deixado para conversar com a equipe.

Essa deficiência surgiu mesmo quando o presidente o ignorou Olaf Scholes, Agora presidente da Alemanha, em conversa com Recep Tayyip Erdogan, da Turquia. Scholes venceu recentemente as eleições alemãs e estava a poucas semanas de assumir o cargo, mas Bolzano não sabia quem ele era.

Críticas de ativistas ambientais

O Brasil perdeu a fé em suas políticas ambientais. Durante a cúpula do clima de 2021 líderes, as autoridades brasileiras prometeram parar o desmatamento até 2030, mas alguns levaram a promessa a sério.

Para piorar a situação, ativistas ambientais acusaram o governo de retroceder em sua liberação. Registre o número de desmatamentos As críticas na cúpula devem ser evitadas.

READ  Os melhores 30 dji para você

Poucos dias antes da COP26, Bolsanaro também visitou uma mina ilegal nas Terras Nativas. Semanas depois, centenas de barcos de escavação afundaram em busca de ouro no rio Madeira, na Amazônia, expondo a tolerância do governo com ações ilegais.

Luís Inácio Lula da Silva pode derrotar Bolzano nas próximas eleições presidenciais

Lula lidera enquete

No terceiro ano de Paulsonaro como presidente, a Suprema Corte tomou uma decisão histórica que pode inviabilizar sua reeleição em 2022. Um juiz Aboliu todas as sentenças Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, abrindo caminho para que ele volte a se candidatar.

O político de esquerda, conhecido em sua maioria como Lula, é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro, mas seus apoiadores dizem que as denúncias têm motivação política.

Após o cancelamento, Lula passou a liderar todas as pesquisas eleitorais. Em dezembro, 48% dos entrevistados votaram nele, segundo pesquisa do Datafolha.

Lula também fez viagens internacionais para mostrar a má fama de Bolsanaro no exterior. Foi recebido por Olaf Scholz, pelo primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez e pelo presidente francês Emmanuel Macron, entre outros, e falou com deputados de esquerda no Parlamento Europeu.

Para Bolsanaro, esse é um cenário muito diferente de 2020. Ele terminou seu segundo ano como presidente de forma mais popular do que nunca.

Agora, com apenas 22% dos brasileiros dizendo que votarão nele nas eleições presidenciais deste ano, parece que Bolzano pode deixar o cargo em seu último ano.

Editado por Richard Connor