Brasil afrouxa restrições relacionadas à COVID a viajantes internacionais

Agente de saúde mede a temperatura de uma viajante em uma barreira sanitária ao chegar ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Brasil 31 de maio de 2021. REUTERS / Amanda Perobelli

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 2 Abr (Reuters) – A agência de saúde brasileira Anvisa emitiu neste sábado um novo conjunto de regras para viajantes internacionais, aliviando as restrições relacionadas à pandemia de COVID-19 à medida que a crise de saúde diminui no país sul-americano.

A Anvisa disse que brasileiros e estrangeiros vacinados agora estão dispensados ​​de apresentar comprovante de teste de COVID-19 com resultado negativo ou não detectável. Eles só são obrigados a apresentar comprovante de vacinação, impresso ou eletrônico.

“Em geral, as novas regras confirmam a vacinação como base da política nacional de fronteira para todos os modais de transporte”, disse a Anvisa em comunicado. “A imunização completa é obrigatória para todos os indivíduos elegíveis para vacinação e que pretendem entrar no Brasil.”

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

De acordo com as regras, um viajante é considerado totalmente vacinado após tomar duas doses ou uma dose única de uma vacina anti-COVID, dependendo do tipo de imunizador. O esquema de vacinação deve estar completo pelo menos 14 dias antes da data de partida, disse a Anvisa.

Viajantes não totalmente vacinados – desde que sejam brasileiros e estrangeiros residentes no país – devem apresentar um teste de COVID-19 com resultado negativo ou não detectável, acrescentou a Anvisa.

A agência também observou que estrangeiros que moram no exterior e não estão totalmente vacinados continuam impedidos de entrar no país, com exceções que não detalhou no comunicado.

Reportagem de Ana Mano Edição de Alistair Bell

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.