Brasil caminha para a privatização da Petrobras

O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é visto em um tanque na refinaria Petrobras Paulinia em Paulinia, Brasil, 1º de julho de 2017. REUTERS / Paulo Whitaker

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 2 Jun (Reuters) – O Brasil se aproximou da privatização da Petrobras (PETR4.SA) nesta quinta-feira, quando a diretoria do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) disse que aprovou a inclusão da estatal petrolífera em seu relatório de privatização.

A inclusão no PPI, órgão do governo brasileiro que coordena concessões e vendas de participações governamentais em empresas, é o primeiro passo para uma potencial privatização.

A inclusão solicitada esta semana pelo Ministério de Minas e Energia não é definitiva até que o presidente Jair Bolsonaro assine um decreto determinando-a.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

No início desta semana, Bolsonaro, que tem sido um crítico severo da política de preços de combustíveis da empresa, lançou a ideia de dividir a Petrobras em vários pedaços como um prelúdio para privatizá-la.

Ele argumentou que a empresa não estava cumprindo sua “função social”, conforme previsto na constituição brasileira.

Analistas do BTG Pactual veem a privatização como uma “tarefa desafiadora do ponto de vista político”, acrescentando que no curto e médio prazo “isso deve ser visto com muito ceticismo”.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Carolina Pulice e Peter Frontini Edição de Chris Reese e Sandra Maler

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.