Brasil considera obrigatório iPhone com USB-C

A Apple vem recebendo muita pressão para substituir o conector Lightning pelo padrão USB-C no iPhone. Depois que a União Europeia decidiu que o USB-C se tornará obrigatório para dispositivos móveis e os senadores dos EUA consideraram uma política semelhante, agora o Brasil pode ser o próximo país a forçar a Apple a construir um iPhone com USB-C.

Conforme relatado por Tecnoblog, a agência reguladora brasileira (também conhecida como Anatel) propôs novos requisitos para os fabricantes de smartphones quando se trata da porta de carregamento. A Anatel acredita que o USB-C permite “maior comodidade para os consumidores” e que também ajudará a reduzir o desperdício, pois os usuários podem realmente reutilizar seus adaptadores de energia, independentemente do dispositivo que possuem.

No entanto, no Brasil, o projeto é focado em smartphones (pelo menos por enquanto). A Anatel diz que o USB-C não será necessário para dispositivos que só podem ser recarregados via carregamento sem fio. Por outro lado, a União Europeia também exigirá USB-C como padrão para tablets, câmeras e outros acessórios, como fones de ouvido e alto-falantes portáteis.

Neste momento, a proposta da Anatel está em fase de consulta pública, o que significa que qualquer brasileiro – e isso inclui empresas de tecnologia – pode opinar sobre o projeto que tornará o USB-C obrigatório para smartphones. As opiniões podem ser enviadas até 26 de agosto de 2022. Caso a proposta seja aprovada, o USB-C se tornará obrigatório em smartphones vendidos no Brasil a partir de 1º de julho de 2024.

Os EUA também querem um iPhone USB-C

No início deste mês, um grupo de senadores instou o Departamento de Comércio dos EUA a adotar uma política semelhante destinada a abordar a “falta de padrões de interoperabilidade para carregamento e outros acessórios de dispositivos”.

READ  Seca severa paralisa setor elétrico brasileiro

A carta, assinada pelos senadores Ed Markey, Elizabeth Warren e Bernie Sanders, também argumenta que ter padrões diferentes em smartphones resulta em mais lixo eletrônico e danos ambientais, além de prejudicar os consumidores que precisam comprar novos carregadores. Os senadores chamaram o conector Lightning da Apple de “exemplo de obsolescência planejada”.

Não está claro quando ou mesmo se o governo dos EUA levará adiante o pedido dos senadores, mas, dadas as recentes investigações antitruste envolvendo a Apple, isso parece provável. Considerando que os EUA são o principal mercado da Apple, isso provavelmente levaria a Apple a vender um iPhone USB-C em todos os lugares.

A Apple pode já estar trabalhando nisso

No início deste ano, tanto o analista Ming-Chi Kuo quanto o Bloomberg O jornalista Mark Gurman informou que a Apple vem testando internamente novos modelos de iPhone com USB-C em vez de Lightning. Infelizmente, não há sinais de que um iPhone USB-C será lançado este ano, então talvez a Apple espere até 2023 para fazer a troca.

Afinal, parece improvável que a Apple crie um iPhone USB-C para países específicos.

O conector Lightning foi introduzido em 2012 com o iPhone 5 como uma alternativa moderna ao antigo conector de 30 pinos do iPod. No entanto, desde 2015, a Apple vem trazendo lentamente o USB-C para seus produtos. Começou com os MacBooks e agora o USB-C está em praticamente todos os Macs e iPads. É estranho pensar que ainda não existe um iPhone USB-C.

De acordo com 9to5Mac’s fontes, espera-se que a Apple lance um novo iPad de nível básico com USB-C ainda este ano, enquanto o atual iPad de 9ª geração ainda possui uma porta Lightning. Essa mudança representará o fim do conector Lightning na linha do iPad e mais um passo para o fim do Lightning em todos os dispositivos Apple.

READ  Assassinato de Dom Phillips no Brasil revela perigo do jornalismo ambiental

Você prefere um iPhone USB-C ao invés de Lightning? Deixe-nos saber seus comentários abaixo.

FTC: Usamos links de afiliados automáticos que geram renda. Mais.

Confira 9to5Mac no YouTube para mais notícias da Apple: