Brasil destina US$ 220 milhões para linhas de crédito de telecomunicações

O Brasil está disponibilizando cerca de 1,2 bilhão de reais (US$ 220 milhões) em linhas de crédito para operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de internet (ISPs) para o período 2022-24.

O financiamento será administrado pelo banco de fomento BNDES e pela financiadora de projetos Finep, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), segundo publicação no Diário Oficial do país.

Os recursos virão do fundo para o desenvolvimento das telecomunicações, o Funttel. Do total, a diretoria do Funttel aprovou 750 milhões de reais para serem canalizados pelo BNDES e 450 milhões de reais pela Finep.

Ricardo Rivera, chefe do departamento de indústrias intensivas em tecnologia e conectividade do BNDES, disse à BNamericas na semana passada que a carteira do banco para financiamento de telecomunicações, incluindo o Funttel, estava em mais de 1 bilhão de reais.

Ele também disse que o banco está considerando novos formatos de empréstimo para apoiar o setor de telecomunicações.

Ao contrário de outros fundos de telecomunicações, como o Fust, que tem como foco a cobertura e expansão da rede, o Funttel é voltado para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (RDI).

Os empréstimos serão disponibilizados por meio de oito linhas, quatro por cada financiador.

Essas linhas variam em escopo e foco, mas em geral abrangem a aquisição de máquinas, equipamentos, TI, bens de automação e soluções de IoT, além de soluções tecnológicas focadas em infraestrutura de rede e novos produtos, processos e serviços impulsionados pela tecnologia 5G.

READ  Uma introdução geral aos mercados de seguros e resseguros no Brasil