Brasil diversificando mercados de proteína, Grã-Bretanha e Egito com cortes Halal — MercoPress

Quarta-feira, 20 de julho de 2022 – 10:03 UTC

Minerva, uma das maiores exportadoras de carne bovina do Brasil, fechou acordo de fornecimento com a britânica Hilton Food Solutions, pertencente à empresa de comercialização de proteínas Hilton Food PLCs

O Brasil, um dos maiores exportadores mundiais de carne bovina, está diversificando mercados, pois suas vendas estão concentradas na China e em Hong Kong, situação muito semelhante à dos vizinhos parceiros do Mercosul, Uruguai e Argentina.

Com isso em mente, o Brasil está mirando a Grã-Bretanha e o Egito, entre outras opções de mercado. No Reino Unido, a Minerva, uma das maiores exportadoras de carne bovina do Brasil, fechou um acordo de fornecimento com a britânica Hilton Food Solutions, pertencente à empresa de comercialização de proteínas Hilton Food PLCs.

Da mesma forma o Brasil exportou no primeiro semestre 71.000 toneladas de carne bovina rito Halal, para o Egito, o equivalente a US$ 274 milhões, representando aumento de volume e valor de 232% e 268% respectivamente.

O Minerva em comunicado disse que o acordo permitirá a expansão das operações nos segmentos de food service, alimentos processados ​​e varejo no Reino Unido, o que é uma grande oportunidade para “entender a dinâmica do mercado, definir o perfil dos clientes locais e ampliar nossa presença em o país”, disse Fernando Queiroz, CEO da Minerva Foods.

A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne Bovina, ABIEC, disse que o comércio de proteínas (bovina, cordeiro e frango) com os países árabes continua crescendo, com a Liga dos Estados Árabes comprando mais de 100 mil toneladas, carne de rito Halal, nos primeiros seis meses de 2022, que representa US$ 385 milhões.

READ  Petrobras planeja reforma da refinaria Rnest

A ABIEC destacou que, no primeiro semestre, os embarques de carne bovina do Brasil somaram US$ 6,2 bilhões, um aumento de 52% em valor e 21,5% em volume em relação aos primeiros seis meses de 2021.

Vale ressaltar que para obter a certificação halal, é necessário um selo de qualidade para qualquer comunidade muçulmana para acessar o mercado árabe. O procedimento de certificação examina toda a cadeia de suprimentos, incluindo matérias-primas, insumos, transporte e armazenamento, para garantir que não haja contaminação cruzada com itens ilegais, como carne suína.

Empresas com certificação Halal podem atender aos requisitos dos consumidores árabes e muçulmanos (um quarto da população mundial), bem como abastecer mercados que buscam produtos saudáveis ​​e rastreáveis. Além disso, a certificação halal fortalece a reputação do setor brasileiro pela minuciosidade do processo de avaliação, aumentando a competitividade do mercado brasileiro de proteína animal, concluiu a ABIEC.