Brasil enfrenta Japão em amistoso com menos foco em Neymar

Espaço reservado enquanto as ações do artigo são carregadas

TÓQUIO – O técnico do Brasil, Tite, teve o ciclo completo de quatro anos para se preparar para a Copa do Mundo deste ano no Catar, ao contrário de 2018 na Rússia, quando assumiu no meio do ciclo após a demissão de Dunga.

Após vencer a Coreia do Sul por 5 a 1 na quinta-feira em Seul, o Brasil enfrenta o Japão na segunda-feira em um amistoso internacional em Tóquio. O Brasil não perde desde a derrota por 1 a 0 contra a Argentina na final da Copa América há quase um ano.

Jogar no Japão pode ser um bom presságio.

A seleção brasileira sub-23 conquistou o ouro olímpico no ano passado em Tóquio, e o último título da Copa do Mundo do Brasil veio em 2002, nas proximidades de Yokohama, em uma Copa do Mundo co-organizada pelo Japão e pela Coreia do Sul.

“Em um período de quatro anos, você pode fazer um trabalho melhor”, disse Tite no domingo, falando no novo Estádio Nacional do Japão, local das Olimpíadas de Tóquio que foram adiadas por um ano. “Nesse período você pode ver muitos erros, mas muitas coisas boas. Você vê muitos jogadores. E agora estamos vendo uma nova geração em termos de ataque.”

Neymar marcou dois pênaltis contra a Coreia do Sul, mas não é mais o fulcro do ataque. Três jogadores da Premier League inglesa – Richarlison, Coutinho e Gabriel Jesus – também marcaram em Seul.

A essa mistura, somam-se outras ameaças como Raphinha, Lucas Paquetá e Vinicius Junior.

“Em relação à parceria com Neymar, há outros que compartilham a responsabilidade”, acrescentou o assistente técnico Cesar Sampaio, que marcou três gols na Copa do Mundo de 1998. “Não é só depender de Neymar no meio ofensivo. Temos outros players criativos com velocidade.”

READ  Os melhores 30 coquetel para você

O Japão é consistentemente o time mais forte da região. Na Copa do Mundo de 2018, o Brasil derrotou o México por 2 a 0 e avançou nas oitavas de final. O Japão, por sua vez, liderou a Bélgica por 2 a 0 nas oitavas de final antes de perder por 3 a 2.

Uma vitória do Japão colocaria novamente o Brasil nas quartas de final, pentacampeão.

“São partidas importantes na preparação para a Copa do Mundo”, disse Tite. “Mesmo não sendo uma Copa do Mundo, são duas seleções com possibilidades reais de Copa do Mundo. Isso dá uma ideia da dimensão da partida.”

Tite – seu nome na pronúncia Chi-Chi em português – foi um pouco lisonjeiro para os anfitriões. O Japão nunca venceu o Brasil em 12 partidas, e apenas duas terminaram empatadas. O Brasil venceu as últimas cinco por um placar combinado de 18 a 2.

“Acho que nossos jogadores e funcionários estão cientes do fato de que nosso adversário é um dos maiores”, disse o técnico do Japão, Hajime Moriyasu. “Embora os números mostrem que não vencemos nenhum dos nossos jogos anteriores, vamos mostrar os nossos pontos fortes aqui em casa”.

O Japão foi atraído para o que provavelmente é o grupo mais difícil da Copa do Mundo, com Espanha e Alemanha. Parece um tiro no escuro chegar aos 16 finais no Catar.

O Brasil já está listado como o favorito inicial com a atual campeã França. O Brasil será o favorito em um grupo no Catar que também inclui Sérvia, Suíça e Camarões.

Mais esportes AP: https://apnews.com/hub/sports e https://twitter.com/AP_Sports