Brasil espera recuperação doméstica completa da Covit-19 até março

De acordo com dados fornecidos pela Federação das Empresas Aéreas Brasileiras (ABEAR), o mercado doméstico de aviação brasileira se recuperará totalmente da epidemia de COVID-19 até março. Internacionalmente, as previsões ainda não são otimistas, pois as companhias aéreas retomarão sua conectividade em 2021, depois de enfrentarem duras restrições de viagem. Vamos explorar mais.

O Brasil recuperará seu potencial pré-epidêmico em março de 2022. Foto Getty Images.

Uma forte recuperação

A região da América Latina está se recuperando mais rapidamente do que a média mundial. De acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), os níveis gerais de tráfego na região ficarão próximos de 4,9% e 6,8% abaixo de 2019 até o final deste ano.

Além disso, o mercado doméstico crescerá em 2022 em comparação com as condições de tráfego pré-epidêmicas. Isso aumentará de 6,3% para 7,3%. A recuperação do setor de aviação latino-americano será em grande parte combustível dos dois maiores mercados da região, Brasil e México.

Embora o México feche com 95% de recuperação geral de passageiros em 2021, o Brasil ainda está atrasado neste momento.

Internamente, o Brasil teve uma média de 2.036 embarques por dia, uma recuperação de 84,7% em relação a março de 2020, segundo a ABEAR. De acordo com a Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, houve uma média de 186 embarques diários internacionais em novembro. Esta é uma recuperação de 50% em comparação com os níveis de 2019.

Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, disse:

“Apesar das dificuldades causadas pela epidemia e pelo aumento do custo do combustível de aviação, esses números mostram o declínio das companhias aéreas brasileiras.” Mais tarde, ele disse que entre março e abril de 2022 a capacidade das aeronaves brasileiras deve ser restaurada.

READ  Os melhores 30 esteira para você
Tom e Azul Linhas Aéreas
O Brasil espera uma forte recuperação em 2022. Foto: Getty Images

Como está a recuperação internacional?

Em 2021, muitos países impuseram restrições de viagem aos viajantes do Brasil. Essas regras afetaram muito a recuperação da capacidade em voos internacionais. Por exemplo, a GOL Linhas Aéreas está relançando suas rotas internacionais; A LATAM entregará 1.024 voos internacionais para o Brasil até janeiro de 2022, uma queda de 68,6% em relação a janeiro de 2020.

A ABEAR espera que o mercado de aviação brasileiro tenha uma recuperação total até o final de 2023.

Brasil espera recuperação doméstica completa da Covit-19 até março
Foto: LATAM

E a recuperação em termos de passageiros e receitas?

Uma recuperação total em termos de eficiência é uma coisa boa; No entanto, redefinir assentos e aviões para os níveis de 2019 não equivalerá a transporte e receita.

As três principais operadoras do Brasil registraram perdas líquidas nos três primeiros trimestres de 2021. A Azul perdeu 3,8 bilhões de arroz (aproximadamente US$ 670 milhões) entre janeiro e setembro; A LATAM perdeu US$ 1,19 bilhão, enquanto a GOL perdeu 4,3 bilhões de arroz (aproximadamente US$ 767 milhões).

No entanto, todas as três companhias aéreas tiveram destaques financeiros durante todo o ano. Por exemplo, a Azul recuperou sua disponibilidade (RASK) para os níveis de 2019 no terceiro trimestre. Além disso, tanto a GOL quanto a Azul recuperaram os níveis de EBIT, o que mostra a reestruturação das margens operacionais necessárias para suportar o desenvolvimento funcional. A LATAM, por sua vez, está encerrando seu processo de falência nos Estados Unidos sob o Capítulo 11. A companhia aérea espera um lançamento bem-sucedido em 2022. As operadoras divulgarão seus resultados trimestrais finais em fevereiro e março.

Em termos de passageiros, o Brasil tem 58,5 milhões de passageiros, tanto no mercado interno quanto no internacional, entre janeiro e novembro de 2021, segundo a ANAC. Esta é uma recuperação geral de 54% em relação a 2019. Olhando apenas para os números de novembro, foram 7,5 milhões de passageiros no Brasil, uma recuperação de 76,5% em relação a 2019.

READ  Congresso no Brasil leva a epidemia de emergência

O que você acha da recuperação do Brasil até agora? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.