Brasil está dividido sobre a mudança de nome do Estádio do Maracanã após Pelé

SÃO PAULO (AP) – Os brasileiros concordam que Pelé sempre foi o melhor jogador de futebol, mas diferem na mudança de nome do historicamente respeitado estádio do Maracanã.

O nome do estádio pode mudar em breve se o governo do Rio de Janeiro concordar com Claudio Castro em homenagear o tricampeão mundial. Ele terá que decidir até a próxima semana, após a aprovação de Maragana pelo legislativo estadual, para renomeá-lo como “Edson Arantes du Nacimento – Rey Peale”.

O estádio foi oficialmente chamado de “Jornalista Mario Bilho” em homenagem ao jornalista esportivo brasileiro que teve a ideia de construir uma estrutura tão grande para a Copa do Mundo de 1950. Se Castro concordar com a legislatura, o nome de Bilho ficará apenas em um complexo esportivo próximo.

O icônico estádio foi originalmente chamado de “Estádio Municipal” e permaneceu na entrada do estádio de 1950 a 1966, até a morte de Philho.

Filho coordenou uma campanha para convencer os cariocas de seu jornal “Jornal Dose Sports” de que o estádio deveria ser construído à distância, em vez de um projeto original de construí-lo próximo ao centro da cidade.

O neto de Filho, Mario Neto, disse à Associated Press que reconhece a importância de Pelé na cultura do futebol brasileiro, mas disse que a mudança proposta era “irracional”.

“Não adianta tirar o nome do meu avô”, disse Neto na segunda-feira. “Se não fosse Mário Filho, não haveria Maracanã, seriam 70 mil lugares na região remota.

“Se não fosse pelo Mario, Pelé não gostaria de jogar no maior estádio do mundo ao mesmo tempo.

O Maracanã foi o principal palco do Brasil para duas Copas do Mundo e sediou as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016.

READ  Brasil aprova pacote limitado de custo de epidemia de US $ 8 bilhões

O craque brasileiro marcou seu milésimo gol em 19 de novembro de 1969, no Estádio do Rio, e disputou muitas partidas memoráveis ​​por lá. Em 7 de julho de 1957, aos 16 anos, Pelé estreou-se no Brasil. Também esteve no Maracanã. A derrota por 2 a 1 para a Argentina foi a primeira de 77 gols da camisa amarela.

Mas a maioria das performances surpreendentes de Pelé no Brasil foi encontrada na pequena costela do Santos, Belmiro, nos arredores de São Paulo, a cerca de 480 quilômetros do Rio de Janeiro.

O Estádio King Pelé está localizado na cidade de Masjid, no nordeste do Brasil, em homenagem ao jogador em 1970, ano em que conquistou seu último título mundial.

O Maracanã estatal pode ter cerca de 78.000 torcedores e é a casa dos clubes cariocas Flamenco e Blouminess.

A porta-voz do governador Denise Ribeiro disse à Associated Press na terça-feira que Castro ainda não estava pronto para tomar uma decisão porque suas prioridades eram combater a epidemia de Covit-19, mas ele poderia decidir esta semana.

O porta-voz de Pelé, Joe Fraga, disse que eles estavam apenas monitorando as condições do terreno.

André Ceciliano, um legislador estadual do Partido Trabalhista, propôs o projeto de lei porque “deveria ser uma homenagem justa a uma pessoa reconhecida mundialmente e ganhar esse respeito durante sua vida”.

“Seu legado no futebol brasileiro e seu serviço adequado a este país justificam isso”, disse Ceciliano Pelé sobre uma homenagem que nunca exigiu.

Outro torcedor é Pepetto, campeão mundial de 1994 e também deputado estadual carioca.

“Pelé sempre foi o melhor jogador de futebol e o Maracan é o maior estádio do mundo. Não pode haver nada mais bonito do que isso”, disse Pepetto após a votação.

READ  'Morte é tolerável': Brasil enfrenta nova tempestade Covit

Gerson, companheiro de Pelé na seleção brasileira vencedora da Copa do Mundo de 1970, disse em seu canal no YouTube que uma possível mudança no nome de Maragão era “absurdo”.

“Por que as pessoas não deram o nome dele ao Santos Stadium? Basta ligar para o Estádio Vila Belmiro King Peale e o problema está resolvido ”, disse Gerson.

Pelé não comentou o assunto desde que o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio. Visto que seu movimento era limitado devido a problemas nos quadris, não se esperava que ele fosse mostrado em qualquer cerimônia se Maracan உண்மையில் realmente mudasse seu nome.

___

O videógrafo da AB Lucas Tumbris contribuiu para este relatório do Rio de Janeiro.

___

Mais AP Futebol: https://apnews.com/hub/soccer e https://twitter.com/AP_Sports