Brasil ganha bronze na Copa do Mundo por paralisia cerebral

A equipe de futebol de Paralisia Cerebral (CP) conquistou a medalha de bronze no campeonato mundial da modalidade realizado em Salo (Espanha). O país terminou em terceiro no pódio neste domingo (15) após vencer os Estados Unidos por 2 a 0, repetindo a campanha da edição anterior, há três anos.

Os brasileiros foram surpreendidos por uma derrota por 4 a 1 para o Irã nas semifinais nesta quinta-feira (12). Aos 25 minutos do primeiro tempo (cada tempo no futebol PC tem 30 minutos), Angelo Mathias dividiu o campo com o goleiro americano e abriu o placar, marcando seu quinto gol na Copa do Mundo. Evandro de Oliveira marcou um pênalti no último minuto para garantir a vitória.

Foi a quinta vez que o Brasil terminou a Copa do Mundo de Futebol PC (conhecida como Futebol Paralímpico de Sete) em terceiro lugar. Além de 2019, a seleção também foi bronze em 1998, 2001 e 2015. As melhores campanhas foram em 2003 e 2013, quando os brasileiros chegaram às finais, mas foram vice-campeões.

O Brasil terminou a Copa do Mundo com cinco vitórias e apenas uma derrota, direto para o Irã. Na partida de ida, a equipe derrotou a Tailândia (3–1), Alemanha (6–0) e Irlanda (3–0). Nas quartas de final, a vitória foi sobre a rival Argentina (3 a 0).

A Ucrânia derrotou o Irã por 1 a 0 na final de domingo e conquistou a taça pela sétima vez. A prorrogação é que devido à invasão russa, tensões militares no país, a participação ucraniana, a maior campeã mundial, era incerta até poucos dias antes do início do torneio. A Federação Internacional de Futebol para Paralisia Cerebral (IFCPF) organizou uma campanha de financiamento online para possibilitar a presença da equipe em Salou.

READ  Os melhores 30 Maquina De Lavar Roupa para você

meios

No futebol de PC, os atletas são divididos nas classes FT1, FT2 e FT3. Aqueles com maiores comprometimentos físico-motores no FT1. Cada equipe deve ter pelo menos um deles entre os titulares. Já o FT3 reúne jogadores com paralisia de nível inferior e cada equipe só pode ter um em campo.

A duração do jogo não é a única diferença para o futebol tradicional. O número de atletas por equipe (sete) e o tamanho do campo (70m por 50m) e o gol (dois por cincom) variam. Além disso, não há impedimentos no futebol de PC e a reposição só pode ser feita com uma mão.