Brasil: GOL tem toda clareza para comprar MAP Transportes Aéreos

No último pregão de 2021, a GOL Linhas Aéreas disse à Bolsa de Valores do Brasil que o Supervisor Geral do Conselho Executivo de Segurança Econômica (CADE) havia aprovado a aquisição da MAP Transport Arios.

De acordo com a legislação aplicável, a decisão de aprovação da aquisição será finalizada em até 15 dias corridos a partir da data de publicação, e não haverá recurso ou assistência de terceiros pelo Tribunal do CADE.

Conforme anunciado pela GOL em junho passado, o acordo para adquirir a Map, companhia aérea doméstica brasileira com destinos regionais, e o aeroporto de São Paulo no Congo reflete o compromisso contínuo da empresa em expandir a demanda pelo tráfego aéreo brasileiro. Oportunidade para integração racional no mercado local conforme a economia do país se recupera do Govt-19.

“Ao longo do ano passado enfatizamos que a GOL está bem posicionada para o crescimento no ciclo pós-epidemia por conta de nosso modelo de operação eficiente e nosso modelo de operação eficiente que nos diferencia no mercado”, disse o CEO Paulo Kakinoff.

– Publicidade –

“A aquisição é um passo significativo em nossa estratégia de expansão de rede e capacidade, pois pretendemos revitalizar a necessidade de viagens aéreas de lazer e comerciais. Está investindo mais no mercado”, acrescentou o CEO.

Fundada em 2011, a MAP era a quinta maior companhia aérea brasileira na época do anúncio da aquisição, operando sete aeronaves ATR de 70 assentos no Aeroporto de Manas, na região amazônica, e no sul e sudeste do Congohas. O maior aeroporto doméstico do país.

Essa atividade fortalecerá a posição da GOL nas duas principais bases, com um crescimento de aproximadamente 10% no congolês com a conexão de 26 voos diários. Conforme as restrições relacionadas à epidemia forem reduzidas ou removidas, a empresa poderá atender novos locais, conectando a maior cidade da América do Sul com historicamente menos mercados domésticos.

READ  Governo brasileiro reconhece modelo de privatização da Eletrobras

A GOL enfatiza a manutenção de sua estratégia naval única para atender essas novas rotas de maneira estável e econômica, e tem a flexibilidade adicional para avaliar novos tipos de aeronaves ou alianças que possam atender a esses mercados regionais de forma mais econômica. Para a frota atual do MAP.

Kakinoff acrescentou: “Acreditamos que a aquisição da MAP é a única oportunidade possível de integração racional no mercado de aviação brasileiro neste momento. No futuro, continuaremos a focar em nossa estratégia de desenvolvimento orgânico e estimular a necessidade de expansão de nossa rede.

A GOL vê três vantagens principais nesta transação:

1- Expansão para novas rotas

A empresa pretende oferecer novos locais e rotas de enchimento para sua rede existente no Aeroporto de Congohans, oferecendo uma ampla variedade de opções de companhias aéreas e maior comodidade para os clientes.

“Acreditamos que a rede da GOL será uma opção muito atrativa para os clientes, tanto a negócios quanto a lazer, em termos de custo, serviço e ondas aéreas”, disse Edu Bernards, vice-presidente de Vendas e Marketing.

2- Aumentando a densidade de assentos para mercados sem precedentes

Além de expandir novas rotas, a empresa oferecerá a esses mercados significativamente mais assentos por aeronave do que o MAP oferece atualmente. Os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais capazes, seguindo a estratégia regional da GOL de operar com as aeronaves Boeing 737-700, modelo que tem potencial para ser substituído por aeronaves mais eficientes no futuro.

“Ao operar aeronaves grandes e modernas nessas rotas, a empresa aumentará a oferta de aeronaves e assentos em um dos principais mercados do país”, disse Celso Ferrer, vice-presidente de Operações.

3- Melhorar a eficiência operacional

Com os menores custos unitários do mundo, a GOL poderá ter maior desempenho com essas novas funções no Congo. Esses custos reduzidos permitirão à empresa cobrar taxas competitivas mais altas do que qualquer outra transportadora no Brasil, que geralmente fornece aeronaves menores e menos eficientes para esses mercados, o que oferece maiores benefícios às operações.

READ  Os melhores 30 chico bento para você

“A aquisição é outro exemplo do crescimento sustentável contínuo da empresa e da retomada dos investimentos na aviação brasileira, apoiado por custos operacionais significativamente mais baixos do que seus concorrentes”, disse Richard Lark, Diretor Financeiro.

O MAP receberá R $ 28 milhões em dinheiro e ações, que serão pagos após a conclusão de todas as condições do protótipo, dos quais 100.000 ações GOLL4 serão pagos em 24 parcelas mensais de R $ 28 e R $ 25 milhões à vista, respectivamente. Ao final, a empresa assumirá passivos financeiros do MAP de até R $ 100 milhões.