Brasil polegadas que as empresas cobram por serviços de dados

O governo brasileiro pode dar o primeiro passo ao cobrar as empresas de acesso a dados, e um novo projeto a esse respeito teria que ser aprovado pelo Congresso.

De acordo com a proposta, que visa aumentar o fluxo de dados em tempo real do governo para o setor privado, o governo receberá taxas pelo acesso aos dados em tempo real com o objetivo de atender a solicitações específicas de empresas ou da indústria.

No entanto, esses requisitos adicionais se aplicam a cobranças de sub-dados apenas nos casos em que solicitações adicionais são exigidas ou investimentos de agências governamentais que fornecem o serviço são exigidos.

Os valores a serem cobrados devem obedecer a “critérios objetivos, transparentes e verificáveis” da fatura e cobrir apenas os custos relacionados à prestação do serviço e ao desempenho dos dados.

De acordo com o projeto de lei, as taxas para o fornecimento de dados adicionais não se aplicam a entidades do setor público, enquanto instituições sem fins lucrativos e educacionais, e start-ups e pequenas e médias empresas podem se beneficiar com taxas diferentes ou fornecer o serviço gratuitamente.

O projeto agora será analisado pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informação, Gestão e Serviço Público. As Comissões Trabalhista, Tributária, de Cidadania, Constitucional e Judiciária também apreciarão a proposta.

Se incorporado ao projeto de lei, cada órgão do governo deve estabelecer sua própria estrutura para o fornecimento de dados auxiliares e aderir aos critérios básicos, como garantir que a prestação de serviços gratuitos não seja comprometida e as regras em torno das taxas quando aplicáveis.

Os planos para cobrar por serviços de dados no governo substituirão a lei governamental digital do Brasil, que foi introduzida em julho de 2021 por regras e ferramentas destinadas a aumentar a eficiência da administração pública.

READ  Os melhores 30 edens zero para você

Esse regulamento introduziu o conceito de governo como plataforma em torno do Gov.br, que facilita o uso de dados acessíveis ao público e promove a comunicação entre diversos órgãos terceirizados, explorando inovação, atividades econômicas e prestando serviços ao público.