Brasil quer comprar o máximo de diesel possível da Rússia, diz chanceler

O chanceler brasileiro, Carlos Franca, participa de entrevista coletiva após conversas com seu colega russo Sergei Lavrov em Moscou, Rússia, em 16 de fevereiro de 2022. REUTERS/Shamil Zhumatov/Pool/File Photo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

NAÇÕES UNIDAS, 12 Jul (Reuters) – O Brasil está procurando comprar o máximo de diesel possível da Rússia e os negócios estão sendo fechados “até ontem”, disse o chanceler brasileiro, Carlos Franca, nesta terça-feira, sem dar mais detalhes sobre o transações.

“Temos que ter certeza de que temos diesel suficiente para o agronegócio brasileiro e, claro, para os motoristas brasileiros”, disse Franca a repórteres durante visita às Nações Unidas em Nova York. “Então é por isso que estávamos procurando fornecedores de diesel seguros e muito confiáveis ​​- a Rússia é um deles.”

O Brasil está procurando comprar “tanto quanto pudermos” da Rússia, disse ele.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Não ficou imediatamente claro como o Brasil compraria diesel russo sem enfrentar as sanções ocidentais, impostas a Moscou em 2 de fevereiro. 24 invasão da Ucrânia.

Quando perguntado se houve algum retrocesso ocidental sobre o plano de comprar diesel da Rússia, Franca disse: “Acho que não”.

“A Rússia é um parceiro estratégico do Brasil. Somos parceiros do BRICS”, disse ele, referindo-se ao grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, bloco visto como uma poderosa alternativa de mercado emergente ao Ocidente.

“Nós dependemos muito da exportação de fertilizantes da Rússia e também da Bielorrússia. E, claro, a Rússia é um grande fornecedor de petróleo e gás. Você pode perguntar à Alemanha sobre isso. Pode perguntar à Europa sobre isso. disso”, disse.

READ  Os melhores 30 hilda para você

O presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse na segunda-feira que um acordo foi fechado com Moscou para comprar diesel muito mais barato, no que parece ser o mais recente benefício tangível decorrente de seu relacionamento amigável com o presidente Vladimir Putin. consulte Mais informação

Os altos preços dos combustíveis prejudicaram as esperanças de reeleição de Bolsonaro antes da votação de outubro, deixando-o atrás nas pesquisas para o ex-líder de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Michelle Nichols nas Nações Unidas e Kanishka Singh em Washington Edição de Matthew Lewis

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.