Brasil reduz estimativa de crescimento econômico para 1,5% em 2022-Xinhua

Foto tirada em 4 de março de 2022 mostra uma agência de um banco brasileiro no Rio de Janeiro, Brasil. (Xinhua/Wang Tiancong)

O governo revisou sua estimativa de inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, para 6,55% em 2022, ante 4,7% em novembro, mantendo a previsão em 3,25% para 2023.

Brasília, 17 mar (Xinhua) – O governo brasileiro cortou sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 para 1,5%, ante 2,1% estimados em novembro de 2021, anunciou o Ministério da Economia nesta quinta-feira, acrescentando que a previsão para 2023 permanece. em 2,5 por cento.

De acordo com a Secretaria de Política Econômica do ministério, o corte se deve a revisões estatísticas derivadas da atualização das contas nacionais de 2019 divulgada em dezembro, e a um crescimento menor do que o projetado no segundo semestre de 2021.

No ano passado, a indústria e a agricultura foram afetadas negativamente por gargalos nas cadeias globais de abastecimento e pela maior crise hídrica no Brasil em quase 100 anos.

O desempenho econômico deste ano, segundo o governo, será impulsionado pela expansão do mercado de trabalho, aumento do investimento, setor de serviços mais robusto e continuidade da consolidação fiscal.

O governo também revisou sua estimativa de inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, para 6,55% em 2022, ante 4,7% em novembro, mantendo a previsão em 3,25% para 2023.

READ  OTA Insight continua sua expansão global com novo escritório no Brasil