Brasil reduz previsão para produção de automóveis

SÃO PAULO:

A associação de montadoras do Brasil, Anfavea, reduziu na sexta-feira suas estimativas de 2022 para a produção da indústria automobilística do país, com a produção mensal caindo em junho, à medida que as empresas lidam com problemas de fornecimento de autopeças.

A Anfavea agora vê a produção de automóveis na maior economia da América Latina atingindo 2,34 milhões de unidades este ano, uma queda em relação à previsão de janeiro de 2,46 milhões de veículos.

As projeções para 2022 agora representam um aumento de 4,1% em relação a 2021, abaixo da estimativa de janeiro de um aumento anual de 9,4%.

Segundo a Anfavea, atualmente há cinco montadoras brasileiras paralisadas por falta de autopeças e componentes eletrônicos.

“É um desafio persistente”, disse o chefe da Anfavea, Marcio de Lima Leite, em entrevista coletiva.

A Anfavea também reduziu sua previsão de vendas de automóveis em 2022 para 2,14 milhões de unidades, de 2,3 milhões em janeiro, com crescimento anual de vendas agora de 1% em relação ao ano anterior.

As expectativas de exportação para o ano, no entanto, foram aumentadas para 460.000 veículos de 390.000. Isso representaria um salto de 22,2% em relação a 2021.

A associação informou na sexta-feira que a produção de automóveis mês a mês em junho caiu 1,1%, para 203.598 unidades, enquanto as vendas caíram 4,8%, para 178.067 veículos.

Publicado no The Express Tribune, 10 de julhoº2022.

Curti Negócios no Facebook, Segue @TribuneBiz no Twitter para se manter informado e participar da conversa.

READ  A estrela do Arsenal, Martinelli, é convocada pela primeira vez para o Brasil no retorno de Neymar para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.