Brasil registra superávit comercial de US$ 5,4 bilhões em julho, abaixo do esperado

BRASÍLIA, 1º de agosto (Reuters) – O Brasil registrou superávit comercial abaixo do esperado de 5,444 bilhões de dólares em julho, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com o crescimento das importações novamente superando fortemente o das exportações.

O número ficou abaixo da previsão mediana de um superávit de US$ 6,993 bilhões em uma pesquisa da Reuters.

As importações subiram 41,6% em julho em relação ao mesmo mês do ano passado, para US$ 24,511 bilhões, informou o Ministério da Economia.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

As exportações cresceram 23%, para US$ 29,955 bilhões, acrescentou o ministério, ressaltando que os preços mais altos impulsionaram os resultados em ambos os casos.

Esse efeito se acentuou nos últimos meses, com a guerra na Ucrânia pressionando os preços das commodities e impactando principalmente as compras de combustíveis do Brasil.

No acumulado do ano, o superávit da balança comercial da maior economia da América Latina atingiu US$ 39,751 bilhões, ante US$ 44,380 bilhões no mesmo período de 2021.

No mês passado, o governo rebaixou sua perspectiva para a balança comercial deste ano para um superávit de US$ 81,5 bilhões, ante US$ 111,6 bilhões estimados em abril, devido a um aumento mais forte esperado para as importações. consulte Mais informação

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Marcela Ayres Edição de Chris Reese e Tomasz Janowski

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.

READ  Depois que três petroleiros testaram positivo, 'não há evidências de propagação da desajeitada cepa do governo brasileiro na Escócia'