Brasil se compromete a servir 10 milhões de refeições escolares sustentáveis ​​à base de vegetais por ano

3 Minutos lidos

Uma nova parceria entre a Conscious Eating Brazil, a Humane Society International e a prefeitura de Salvador fará com que as refeições à base de vegetais sejam distribuídas nas escolas brasileiras. No total, mais de 10 milhões de refeições sustentáveis ​​à base de plantas estão programadas para serem servidas em Salvador a cada ano.

Legumes, legumes e grãos vão substituir as fontes convencionais de proteína animal e ajudar a manter os custos baixos para o setor de educação, e as receitas refletem os favoritos regionais, menos a carne.

Foto por Anastasia Shuraeva de Pexels.

Ensinando as crianças sobre a vida baseada em plantas

O contingente de organizações que estão instigando a mudança se comprometeu a oferecer total apoio e recursos às escolas que lutam para entender os novos planos de alimentação. Será realizado treinamento de culinária à base de plantas, com chefs, nutricionistas e planejadores profissionais de cardápio à disposição para garantir planos de refeições equilibrados.

A motivação para o esquema é dupla. Reduzir as emissões de carbono associadas às refeições escolares é fundamental, mas educar as gerações mais jovens sobre opções de alimentos saudáveis ​​também é uma preocupação principal.

“A ideia é incutir e criar mudanças de longo prazo nos hábitos alimentares dos alunos”, disse Marcelo Oliveira, secretário municipal de educação de Salvador, em nota sobre a iniciativa. “Hoje no Brasil sabemos que as crianças, principalmente das camadas mais pobres da população, público-alvo da rede municipal de ensino, não consomem as porções recomendadas de frutas e hortaliças, e as fontes proteicas estão concentradas em produtos de origem animal . . Então nossa proposta é que possamos incentivar nossos filhos a formar um paladar mais saudável para o resto da vida.”

READ  Final do 3º Dia do Troféu Brasil 2022: Gomes abaixa o peito 50 líder mundial

Prevê-se que a iniciativa de merenda escolar baseada em vegetais economize 75.000 toneladas de CO2, 400 milhões de litros de água e 16.000 hectares de floresta (abatidos para pastagem de pecuária).

Foto de Katerina Holmes do Pexels.

Gerações mais jovens na luta pelo clima

Em fevereiro, o prefeito de Nova York, Eric Adams, anunciou que as sextas-feiras veganas seriam lançadas em todas as escolas públicas do distrito, a maior do país. O esquema será uma mudança permanente nos cardápios escolares e deverá impactar positivamente mais de 930.000 crianças em idade escolar. O princípio orientador por trás da mudança é expor as crianças de todos os estratos sociais a escolhas alimentares saudáveis. Adams defendeu a iniciativa devido ao seu próprio veganismo, ao qual ele credita a reversão de graves condições de saúde.

No Reino Unido, o chef adolescente à base de plantas Omari McQueen está trabalhando com a marca de carne vegana Meatless Farm para promover menus sem carne nas escolas. Juntamente com a população de seu próprio canal no YouTube, o entusiasta da culinária desenvolverá cardápios veganos em parceria com empresas de alimentação escolar. O projeto foi apelidado de For Kids by Kids.

A França parece estar tropeçando quando se trata da adoção de proteínas alternativas e alimentos veganos para crianças em idade escolar. Uma tentativa anterior de remover toda a carne dos refeitórios escolares pelo prefeito de Lyon, Gregory Doucet, foi recebida com raiva dos pais e do governo francês. A medida foi considerada como “forçar a ideologia nos pratos das crianças” e amplamente considerada inadequada. A questão da carne cultivada também foi discutida, com alguns defendendo que não é natural e não deve ser servida a crianças em idade escolar. No entanto, outros observadores destacaram a importância de estar aberto a alternativas sustentáveis ​​à pecuária intensiva.

READ  'Nada é impossível:' Lewis Hamilton feliz com a vitória do Brasil na F1 | Lewis hamilton

Foto principal de Max Fischer no Pexels.