Brasil segue quente, enfrentará Canadá ou EUA na final masculina do GLOBL JAM

TORONTO – Dikembe André marcou 17 pontos e pegou seis rebotes para levar o Brasil ao título do torneio masculino GLOBL JAM com uma goleada de 79 a 56 sobre a Itália na tarde de sábado no Mattamy Athletic Center.

Caio Pacheco marcou 15 para o Brasil, derrubando três cestas de três pontos, incluindo uma em um terceiro quarto que viu o brasileiro pegar fogo por trás do arco, acertando 4 a 8 de profundidade apenas naquele período.

“Estou muito orgulhoso dos caras”, disse o técnico brasileiro Tiago Splitter, ex-jogador da NBA, após o jogo. “Esse grupo jovem veio do Brasil e a maioria deles não tem as mesmas oportunidades que outras nações têm e estou super orgulhoso do que conquistamos aqui. E nem estou falando em ganhar ou perder. É mais sobre o quão sério eles levam cada jogo – para nós, cada jogo é como uma final – e eles jogam livremente no ataque e muito duros na defesa.”

A Itália foi liderada pelos 13 pontos de Mattia Palumbo, mas chutou mal, fazendo apenas 36,5% de suas tentativas de field goal, acertando apenas 4 a 20 de três pontos.

“Crédito ao Brasil pela forma como eles jogaram”, disse o técnico italiano Marco Ramondino. “Cada detalhe que aconteceu durante o jogo foi na direção deles, então há uma razão pela qual as coisas foram assim. Eles mereciam ganhar. Eles jogaram melhor. Então, parabéns a eles.”

[brightcove videoID=6309331440112 playerID=JCdte3tMv height=360 width=640]

Apesar do resultado, Ramondino disse que ele e sua equipe tiveram uma ótima experiência participando do GLOBL JAM e estariam abertos a um retorno.

“Sim, definitivamente”, disse o técnico italiano quando perguntado se ele gostaria de participar de outro torneio GLOBL JAM. “Para nós, é enorme. Então seria ótimo recebermos outro convite.

READ  Os melhores 30 Mochila Infantil Menina para você

“Acho que é disso que precisamos. Para competir, enfrentar a adversidade, ter uma imagem real de quem somos, onde estamos, em que estágio estamos, e talvez levar um soco, levar uma pancada, mas a partir daí começar a melhorar.”

Depois de começar o torneio com uma derrota para o Canadá por 89 a 75 em seu primeiro jogo, o Brasil somou três vitórias seguidas e agora vai enfrentar o vencedor Canadá-Estados Unidos na outra semifinal do jogo de domingo à noite.

Na última vez em que Itália e Brasil se encontraram durante a fase de grupos deste torneio, Yago dos Santos fez 28 pontos ao ajudar o Brasil a vencer por 72 a 68.

Nessa rodada, porém, o Brasil não precisou do heroísmo de seu craque – que marcou 14 na vitória –, pois dominou quase os 40 minutos.

O jogo começou lento, com os primeiros pontos do jogo não chegando até que cerca de dois minutos e meio de tempo já haviam expirado em uma bandeja de Anderson Barbosa. O balde acordou o Brasil e entrou no jogo, com uma vantagem de 20 a 11 após os primeiros 10 minutos de jogo.

No início do segundo quarto, a Itália teve uma campanha de 9 a 2 para reduzir a vantagem do Brasil para apenas dois. Leonardo Okeke empatou o jogo em 24 a 24 para a Itália, faltando pouco menos de cinco minutos para o final do período com uma bandeja, mas uma sequência de 8 a 0 brasileira imediatamente depois restaurou a liderança, já que estava com 37 a 30 no intervalo do intervalo.

O Brasil então encerrou o jogo no terceiro quarto, pulando para uma corrida de 13-4 para começar o quadro, pois construiu uma vantagem de 50-34 com 6:41 restantes para o período e nunca mais olhou para trás quando liderou 59-45 depois de três quartos e cruzou para a vitória no quarto.

READ  Os melhores 30 kerastase discipline para você

“Tínhamos caras em seu time que sabíamos que iríamos pressionar mais e caras que pressionaríamos menos”, disse Splitter sobre o plano de jogo de sua equipe contra a Itália. “Então, aqueles caras que nós pressionamos menos tomaram os tiros e isso é algo com o qual convivemos.”

O GLOBL JAM é o primeiro torneio internacional de basquete sub-23 do gênero, organizado pela Canada Basketball.

Os países participantes do torneio masculino incluem os anfitriões canadenses, Brasil, Itália e Estados Unidos.