Brasil sobe juros na luta para controlar a inflação

Atualizações Econômicas Brasileiras

O banco central brasileiro aumentou as taxas de juros pelo quinto ano consecutivo neste ano, pois atingiu uma inflação de quase dois dígitos.

A recuperação global das commodities, a pior seca em quase um século e a moeda fraca contribuíram para o forte aumento dos preços de tudo, desde alimentos a combustíveis, atingiu milhões na maior economia da América Latina.

Enquanto os formuladores de política monetária em todo o mundo consideram como administrar a inflação elevada removendo as restrições Covit-19, o Banco Central do Brasil, ou PCB, é um dos mercados emergentes mais ativos quando aperta.

Seu aumento de taxas múltiplas coloca a Rússia em um campo de concentração da inflação. Os bancos centrais do México, Chile, Peru e Coréia do Sul aumentaram recentemente as taxas de empréstimo.

Como muitos economistas prevêem, o PCB continuará seu caminho com o aumento da taxa Belmark Celik de 100 pontos base na noite de quarta-feira.

Seu comitê de política monetária, Gobom, deve aumentar as taxas novamente em sua próxima reunião em outubro.

“A inflação ao consumidor está alta. O aumento dos preços industriais – devido a maiores custos de insumos, restrições de oferta e desvio da demanda por bens – não deve ser reduzido e deve permanecer pressionado no curto prazo”, disse o banco em comunicado.

Rafaela Vittoria, economista-chefe do BancoInter, tuitou: “Queremos chegar a 8,25% Celik até o final de 2021.

Antes de concluir, Gustavo Aruda, economista do BNP Baribas, defendeu que o banco central deveria ir acima de 100 pp.

Esperamos nesta reunião elevar a taxa de juros do BCB para 150 pontos-base. A combinação de inflação generalizada e expectativas de inflação desviando-se da meta levará a ações ainda mais rápidas ”, disse.

READ  Os melhores 30 Manta Para Sofá para você

Conforme medido pelo Índice de Preços ao Consumidor, o aumento da taxa é superior à meta do PCB de 3,21% para 2021, depois que a inflação anual atingiu 9,68% no mês passado. O maior aumento em agosto foi de 0,87% em 2000.

Entre os países do G20, a OCDE estima que apenas Argentina e Turquia terão inflação mais alta este ano do que o Brasil.

As tensões políticas entre o presidente Jair Bolzano e os juízes da Suprema Corte pesaram fortemente sobre a verdade brasileira nos últimos meses, com preocupações financeiras antes da eleição do próximo ano. Isso se traduz em preços internos mais elevados para produtos cotados em dólares nos mercados internacionais.

O governador do PCB, Roberto Campos, que empurrou o Celix para cima 2 por cento este ano, prometeu “fazer o que for preciso” para trazer a inflação de volta à meta.

Em um país atormentado pela experiência de preços descontrolados, envolve o processo de equilíbrio entre controlar o fluxo de dinheiro e acomodar o aumento da demanda, mesmo quando as perspectivas para a economia se deterioram.

O desemprego aumentou após uma expansão de 5 por cento este ano, de acordo com uma pesquisa do banco central, e analistas reduziram a previsão de crescimento do PIB do Brasil para 1,6 por cento até 2022.

À medida que as economias ao redor do mundo se recuperam dos ataques do vírus corona, há um debate sobre se a inflação mais sustentada permanecerá aqui ou se será um fenômeno temporário como resultado da liberação das restrições da cadeia de suprimentos e da demanda dobrada.

Fatores ambientais também contribuem para o Brasil. A falta de chuvas nos estados do sul e centro reduziu os reservatórios, dos quais o país fornece a maior parte da geração de energia, obrigando as concessionárias a operar termelétricas mais caras. Os economistas apontam para uma inflação de 4,1 por cento no próximo ano.

READ  Os melhores 30 sesi para você

“Haverá apenas um controle parcial da inflação em 2022”, disse Jono Leal, economista da Rio Bravo Investmento. “Não há país no mundo que tenha passado por tamanha série de choques.”

Relatório adicional da Carolina Police