Brasil tenta desburocratizar programa de crédito para pequenas empresas de US$ 4,7 bilhões

O governo federal emitiu uma medida provisória na segunda-feira facilitando o acesso ao crédito para pequenas e microempresas. O projeto de lei, enviado para análise do Congresso, busca utilizar R$ 23 bilhões (US$ 4,7 bilhões) atualmente alocados em dois fundos federais não utilizados. Os parlamentares têm até 120 dias para analisar e aprovar o decreto, ou ele caduca.

O alvo do programa são as pequenas e microempresas brasileiras, que empregam 62% da força de trabalho brasileira e representam 27% do PIB do país. O presidente Jair Bolsonaro fez vários movimentos para atender à classe empresarial, incluindo um corte recente nos impostos sobre produtos manufaturados.

O programa de crédito vem depois que o setor de serviços registrou uma contração mensal de 0,2 por cento em fevereiro.

Como foi o caso do corte de impostos sobre manufaturados e outra proposta para aumentar os salários dos servidores públicos federais em 5%, o decreto deixou vários setores se sentindo pouco alterados – mesmo aqueles que a medida visava beneficiar. O segmento de varejo considerou o total de R$ 23 bilhões como “insuficiente” para garantir que o setor possa recuperar sua posição pré-pandemia.

“Como o valor inicialmente discutido foi de R$ 100 bilhões (US$ 20,5 bilhões), acreditamos que pequenas e microempresas merecem mais atenção, principalmente enquanto se recuperam dos efeitos desastrosos da pandemia”, escreveu uma associação da câmara de comércio. “A quantidade de dinheiro, abaixo das expectativas, causou alguma frustração.”

READ  Mikel Arteta olha para a vingança do Arsenal no Lyon ao contratar a estrela brasileira de £ 31,5 milhões para substituir Granit Xhaka - Bailey Keogh