Brasil vê melhora nas violações de dados

O Brasil viu uma melhora em sua situação de violação de dados, com uma diminuição de 80% no número de casos vistos nos primeiros três meses de 2022, de acordo com uma nova pesquisa da empresa de segurança cibernética Surfshark.

Mais de 285.000 brasileiros foram violados entre janeiro e março, colocando o Brasil na 12ª posição no ranking dos países mais violados globalmente. Isso se compara com a situação no último trimestre de 2021, quando o Brasil ocupou o quinto lugar na lista com 1,45 milhão de contas violadas, com grandes incidentes envolvendo organizações como Ministério da Saúde e Experian.

De acordo com a pesquisa, a Rússia liderou a lista de contas individuais violadas no primeiro trimestre de 2022, com mais de 3,5 milhões de usuários afetados. Os EUA ocupam o segundo lugar na lista, seguidos pela Polônia, França e Índia.

Por outro lado, incidentes de gerenciamento de dados envolvendo grandes empresas continuam surgindo no Brasil. Por exemplo, na semana passada, a empresa que administra a rede de restaurantes McDonald’s na América Latina disse a alguns de seus clientes que seus dados poderiam ter sido expostos após um incidente envolvendo um de seus fornecedores terceirizados.

A Arcos Dorados enviou um e-mail para alguns de seus clientes no domingo (17) dizendo que alguns de seus dados – incluindo nomes, endereços, e-mails, telefones e CPFs – foram potencialmente expostos após o evento.

READ  Alep Farms e PRF fazem parceria para trazer carne de criação para o Brasil

Por outro lado, a empresa disse que nenhum dado sensível foi exposto no incidente e incluiu dois endereços de e-mail que os clientes podem usar para entrar em contato.

Contactado por ZDNetGenericName, a empresa disse que, ao tomar conhecimento do ocorrido, tomou as providências cabíveis e entrou em contato com os consumidores que tiveram seus dados expostos – a legislação local de proteção de dados exige que as empresas o façam. Além disso, a Arcos Dorados disse que também informou a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

“A Arcos Dorados repudia essa atividade criminosa e trabalha continuamente para fortalecer as medidas de proteção dos dados de seus clientes, incluindo a revisão e atualização constante dos sistemas de segurança. Lamentamos a situação e estamos disponibilizando canais de comunicação para esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores”, acrescentou a empresa . , sem revelar o nome do fornecedor que expôs os dados.

A empresa não é nova em grandes incidentes de exposição de dados. Em 2019, site brasileiro de cibersegurança O hack relatou que um ambiente Elasticsearch desprotegido gerenciado por um fornecedor da Arcos Dorados expôs mais de 2,3 milhões de registros de dados confidenciais, incluindo dados de mais de 1 milhão de funcionários do McDonald’s.