Brasileiros Saraiva e Souza levam ouros no geral, EUA conquistam três dos quatro títulos por equipes no Pan-Americano

Bicampeão olímpico brasileiro Flávia Saraiva levou o ouro geral feminino sênior e levou o Brasil ao ouro da equipe sênior, Caio Souza do Brasil defendeu com sucesso sua coroa individual masculina sênior e os EUA conquistaram três dos quatro títulos por equipes no Campeonato Pan-Americano, realizado de 14 a 17 de julho no Rio.

Saraiva, 22, melhorou seu desempenho de medalha de bronze nos campeonatos de 2018 para ganhar ouro geral sobre medalhista de prata. Lexi Zeiss dos EUA e medalhista de bronze Skye Blakely dos EUA

Saraiva ficou em quinto lugar na trave nos Jogos Olímpicos de 2016 em sua cidade natal, o Rio, e em sétimo na trave nos Jogos de Tóquio do verão passado. Ela foi a oitava no Mundial de 2018 em Doha e a sétima no Mundial de 2019 em Stuttgart.

A Zeiss, de 16 anos, natural de Omaha, Nebraska, fez sua estreia internacional no Rio. No início deste ano, ela terminou em 15º no geral na Winter Cup, uma competição de qualificação para o Campeonato dos EUA deste verão.

Medalhista de bronze geral em 2021 Kayla DiCello dos EUA teve a quinta maior pontuação geral, mas não levou em consideração os rankings oficiais de geral porque ela era a terceira ginasta dos EUA e apenas duas ginastas por país poderiam fatorar.

Rebeca Andrade do Brasil competiu em todos os aparelhos, exceto exercício de solo, e ganhou ouro nas barras assimétricas.

As outras campeãs de aparelhos femininos seniores foram Karla Navas do Panamá no salto, Saraiva na trave e DiCello no solo.

Navas, de 17 anos, ficou em quarto lugar no salto, sexto na trave e sétimo no geral no Pan-Americano do ano passado, que também foi realizado no Rio.

READ  Lendas brasileiras negociam com o Barcelona Ace, de 32 anos, jogador interessado em mudar

Na final da equipe sênior no último dia da competição, Saraiva liderou novamente o Brasil, que superou os EUA por 1.999 pontos para levar o ouro. Os EUA ficaram com a prata e o Canadá com o bronze.

Os membros da equipe do Brasil incluíram Saraiva, medalhista de prata olímpica em 2022 Rebeca Andrade, Lorena Oliveira, Carolina Pedro e Júlia Soares.

Na divisão feminina júnior, campeã geral Dulcy Taylor levou os EUA a conquistar o ouro por equipe sobre o Canadá, medalhista de prata, e a Argentina, medalhista de bronze.

Depois de Taylor no ranking geral feminino júnior estavam as companheiras de equipe dos EUA Tiana Sumanasekera (prata) e Isabella Ajalla da Argentina (bronze).

Sumanasekera conquistou ouros em aparelhos juniores no salto, trave de equilíbrio e exercício de solo, e companheiro de equipe dos EUA Alicia Zhou ganhou ouro nas barras assimétricas.

Souza defendeu com sucesso seu título geral masculino sênior de 2021, superando o ginasta dos EUA Yul Moldauer (prata) e do Canadá Felix Dolci (bronze).

Moldauer, que competiu nas Olimpíadas de Tóquio no verão passado, conquistou o quarto lugar no Mundial do ano passado em Kitakyushu.

Os campeões do aparelho masculino sênior foram Moldauer no exercício de solo, cavalo com alças e barras paralelas, Arthur Zanetti do Brasil nas argolas, Souza no salto e Brody Malone dos EUA na barra horizontal.

Na final da equipe sênior no último dia da competição, Moldauer levou os homens dos EUA ao ouro, sobre o medalhista de prata Brasil e o medalhista de bronze Canadá. Os companheiros de equipe vitoriosos de Moldauer foram Malone, Riley Loos, Colt Walker e Shane Wiskus.

Fred Richard dos EUA conquistou o título geral masculino júnior, quase seis pontos à frente do medalhista de prata Anjo Barajas Vivas da Colômbia. Companheiro colombiano de Vivas Camilo Vera levou bronze.

READ  Polícia Federal diz que Bolsonaro cometeu crime ao vazar sonda lacrada

Com o ritmo de Richard, os homens dos EUA conquistaram o título da equipe júnior sobre o segundo colocado Canadá e o terceiro colocado Brasil.

Nas finais do aparelho masculino júnior, Taylor ganhou ouro no exercício de solo ainda anéis e salto. Camilo Vera da Colômbia ficou em primeiro lugar no cavalo com alças e barras paralelas, e seu companheiro de equipe colombiano Anjo Barajas ganhou barra horizontal.

A competição serviu como um evento de qualificação para o Campeonato Mundial que acontece de 29 de outubro a 6 de novembro em Liverpool.

Campeonato Pan-Americano de Ginástica 2022

1. EUA 245.698
  2. Brasil 244.234
  3. Canadá 240.034