Buenos Aires Times | Enquete: Lula ganha ainda mais terreno contra Bolsonaro

O ex-líder do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou terreno contra o atual presidente Jair Bolsonaro antes das eleições de outubro do vasto país sul-americano, e pode até vencer no primeiro turno, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira.

A pesquisa do Datafolha revelou que 48% dos prováveis ​​eleitores votariam em Lula, de 76 anos, enquanto apenas 27% apoiavam o Bolsonaro de extrema-direita – uma enorme vantagem de 21 pontos.

Uma pesquisa anterior do mesmo instituto publicada em março deu a Lula uma vantagem de 17 pontos, mas incluiu cenários com outros candidatos, alguns dos quais já deixaram a disputa.

No final de abril, uma pesquisa do PoderData colocou Bolsonaro, de 67 anos, apenas cinco pontos atrás de Lula.

A pesquisa de quinta-feira mostrou que se apenas votos válidos fossem contados, excluindo cédulas em branco e inválidas, Lula ganharia a presidência no primeiro turno em 2 de outubro, com 54% dos votos contra 30% para Bolsonaro.

Se a eleição fosse para o segundo turno em 30 de outubro, Lula venceria com 58% dos votos, previu a pesquisa.

A campanha representa um notável retorno político para Lula, quatro anos depois que o ícone esquerdista – que era muito popular durante seu mandato de 2003-2010, foi preso por acusações de corrupção controversas.

Em um Brasil profundamente dividido pelo estilo combativo de Bolsonaro, polêmicas nas redes sociais, fraco desempenho na economia e manejo caótico da Covid-19, Lula voltou aos ringues com o status imediato de favorito.

Para o analista político Creomar de Souza, a pesquisa mostra que os persistentes problemas econômicos do Brasil podem “jogar a favor de Lula”.

A pesquisa de quinta-feira foi a primeira a não incluir o ex-juiz anticorrupção Sergio Moro, ou o ex-governador de São Paulo, João Doria, que se retiraram da disputa.

READ  Os melhores 30 estojo para você

Em terceiro lugar está o centro-esquerda Ciro Gomes, com sete por cento dos votos.

O Datafolha entrevistou 2.556 pessoas entre 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras, e os resultados incluem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

– HORÁRIOS / AFP