Campeão brasileiro de surf retorna após pausa na saúde mental

Emitida em: Modificado:

São Paulo (AFP) – O campeão brasileiro de surf Gabriel Medina anunciou seu retorno às competições após uma pausa por motivos de saúde mental.

O tricampeão mundial disse ao programa de TV brasileiro Esporte Espetacular que estava “melhor” e que retomaria as competições no próximo mês, segundo trechos de uma entrevista divulgada nesta sexta-feira.

“Aprendi muito durante o tempo em que me afastei da competição e sinto que estou 100 por cento. É por isso que estou anunciando meu retorno”, disse o jogador de 28 anos.

Em janeiro, Medina anunciou que estava fazendo uma pausa, juntando-se à ginasta Simone Biles e à tenista Naomi Osaka em uma lista de estrelas do esporte que disseram estar lutando contra o estresse psicológico.

“Os últimos meses foram difíceis para mim pessoalmente e isso cobrou seu preço”, disse ele na época.

Ele também estava se recuperando de uma lesão no quadril.

Embora Medina tenha conquistado seu terceiro título mundial no ano passado, ele não conseguiu subir ao pódio na estreia olímpica do surfe nos Jogos de Tóquio.

Ele também se separou da modelo e atriz brasileira Yasmin Brunet.

“Estou de volta à minha rotina de atleta, acordando cedo, comendo bem”, disse ao Esporte Espetacular.

“Tudo voltou ao normal.”

O vencedor dos campeonatos mundiais de 2014, 2018 e 2021 deve retornar às ondas na sexta rodada da World Surf League, que será realizada na Indonésia de 28 de maio a 6 de junho.

“Estou animado, com saudades de competir, de viajar…”, disse o brasileiro.