Canadá autoriza importação de carne bovina e suína do Brasil

14 Mar (Reuters) – O Canadá aprovou a importação de carne bovina e suína do Brasil, que havia sido bloqueada por questões de saúde, disseram autoridades de ambos os países nesta segunda-feira.

“Estamos em Ottawa e acabamos de deixar o Ministério da Agricultura do Canadá com… uma ótima notícia: a abertura do mercado de carne suína e bovina do país”, tuitou a ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina Dias.

Solicitada a comentar, a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos disse à Reuters que “aprovou a importação de carne de aves crua e cozida, carne suína e carne bovina maturada com pH do Brasil” na última sexta-feira.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Dias, que viajou ao Canadá para conversar com empresas de potássio e outros fornecedores de fertilizantes, disse que as empresas brasileiras de produtos agrícolas agora poderão exportar produtos para mais de 200 mercados ao redor do mundo, que era seu objetivo quando assumiu o ministério mais de três anos atrás.

O lobby brasileiro de suínos e aves A ABPA saudou o anúncio, mas disse que a liberação para suínos se estende apenas a estabelecimentos em Santa Catarina, já que o estado do sul do Brasil era o único reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação na época da pedido inicial.

Santa Catarina responde por mais de 50% das exportações de carne suína do Brasil, disse a ABPA.

As negociações entre Brasil e Canadá continuam relacionadas a outras áreas agora reconhecidas como livres da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal.

(Esta história corrige para refletir o esclarecimento do Ministério da Agricultura de que as empresas de produtos agrícolas do Brasil [not only meatpackers] pode acessar mais de 200 mercados depois que o Canadá liberou as importações de carne bovina e suína do Brasil.)

Reportagem de Ana Mano, Gabriel Araújo e Peter Frontini; Edição por Andrea Ricci, Richard Chang e Tim Ahmann

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.