Carta: Brasil conta de levantar sobrancelhas

Todos têm direito a uma opinião e espera-se que os colunistas de jornais expressem suas opiniões. Isso se chama liberdade de expressão, e é assim que as coisas deveriam ser. O leitor, no entanto, tem o direito de erguer uma sobrancelha ou derrubar uma xícara de chá, por exemplo no Brasil, que tem “registros falhos de democracia e Estado de Direito” – um equívoco aprovado pelo comentarista de assuntos europeus do FT Tony Barber em seu “As democracias devem manter suas casas arrumadas” (Comentário, 4 de março).

Ele abandonou uma “verdade” aleatória para fazer um ponto amplo; Um lembrete de que o autor provavelmente vê como uma visão compartilhada de um país distante. Tudo bem se eleições livres e justas no país em questão continuarem sujeitas ao escrutínio mundial; Os partidos da oposição e os representantes eleitos democraticamente expressam suas opiniões em um parlamento ativo; Juízes e advogados fazem seu trabalho com total liberdade; Uma revista de conscientização livre para inquirir e criticar; Uma sociedade civil vibrante que se orgulha especialmente das liberdades de que gozou ao abrigo da constituição liberal.

Bem, todos esses são fatos. Mas às vezes os comentaristas preferem uma versão de seus fatos; Afinal, os leitores não vão se importar. Ou eles vão?

Fred Aruda
Embaixador do Brasil no Reino Unido