CEO da Natura deixa o cargo em reestruturação da fabricante de cosméticos brasileira

O logotipo da Natura está em foto na sede da empresa em São Paulo, Brasil, 19 de dezembro de 2019. REUTERS / Amanda Perobelli / Foto de arquivo

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 15 Jun (Reuters) – A brasileira Natura & Co Holding SA (NTCO3.SA) disse nesta quarta-feira que o presidente-executivo e presidente-executivo, Roberto Marques, está deixando o cargo em uma reformulação organizacional, entregando as rédeas da fabricante de cosméticos para membro do conselho. Fábio Barbosa.

A Natura, que visa simplificar sua estrutura, também está eliminando seu diretor de crescimento sustentável e diretor de transformação.

As ações da Natura subiram 7,8% após o anúncio, tornando-se o maior ganho no índice de ações da Bovespa (.BVSP), que subiu 1,2%.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

É “hora de evoluir”, disse o proprietário das marcas Natura, Avon, Aesop e The Body Shop, com planos de aumentar a responsabilidade de suas unidades de negócios após anos de expansão alimentados por aquisições de alto nível.

Barbosa disse que a principal prioridade da Natura com a mudança não é cortar custos, embora a chame de “absolutamente importante”, mas tornar suas organizações mais enxutas e ágeis.

“Também temos foco no lado da receita… Sabemos que temos que melhorar as margens, aumentar as receitas e continuar atentos aos custos”, disse ele em teleconferência.

Barbosa atuou como presidente-executivo do Santander Brasil de 2008 a 2011, também liderando o Banco Real por mais de uma década e a editora Grupo Abril entre 2011 e 2015.

Marques permanecerá como membro do conselho para ajudar em sua sucessão, mas planeja se aposentar no final de 2022.

READ  Os melhores 30 bendizer para você

Analistas do JPMorgan disseram que a medida potencialmente dá maior autonomia para as unidades de negócios da Natura executarem seus planos para cumprir as metas da empresa.

“No contexto de um ambiente operacional desafiador e visibilidade limitada das tendências de crescimento e lucratividade, acreditamos que o mercado provavelmente receberá as mudanças”, disseram eles.

A Natura registrou um prejuízo líquido maior do que o esperado em meio a custos crescentes e vendas mornas no primeiro trimestre, adiando em um ano algumas metas financeiras, incluindo receita líquida.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Reportagem de Gabriel Araújo; Reportagem adicional de Paula Arend Laier; Edição por Lisa Shumaker e Edmund Blair

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.