Chegou-se a um acordo entre Argentina e Brasil para reduzir em 10% as tarifas externas comuns – MercoPress

Acordo entre Argentina e Brasil para redução de encargos externos comuns em 10%

Sábado, 9 de outubro de 2021 – 09:55 UTC

A visita de Kafiro a Brasília marca um avanço significativo nas relações internacionais

Os governos da Argentina e do Brasil concordaram na sexta-feira em reduzir em 10% a Tarifa Externa Comum (TEC) no “vasto universo de bens” após meses de tensão entre os membros do Mercosul.

O anúncio foi feito após encontro entre os chanceleres Santiago Cabrio e Carlos Franca, em Brasília.

Chegamos a um acordo sobre a tarifa eletrônica geral do Mercosul, que agora será levada aos parceiros Paraguai e Uruguai, o que permitirá uma redução de 10% na ampla gama de produtos, ?? Francisco do Brasil anunciado após a reunião.

Esta é a primeira viagem de Kofiro ao exterior desde que assumiu o cargo de principal diplomata da Argentina.

Frances reconheceu o interesse de seu país em comprar gás argentino de Wagga Muerto, na Nova Guiné. ?? Brasil, Argentina é uma prioridade absoluta, ?? O Ministério das Relações Exteriores do presidente Jair Polsanaro disse em um comunicado que tratou de um problema potencial no gasoduto que poderia desestabilizar o desenvolvimento futuro de um país que enfrenta a pior crise de energia em 91 anos e depende fortemente do gás da Bolívia. . Para piorar, em 2022 o governo Bolzoni vai renegociar com o Paraguai a mercadoria da Usina Internacional de Itaipu.

A Argentina produz o gás necessário para o Brasil na Vaca Muerta. Trabalhamos muito para aumentar a ligação do insumo apenas em energia como matéria-prima para fertilizantes, ?? O chanceler brasileiro descreveu as novas rotas como um negócio de gás 4.0. Em comparação com a Argentina, o compromisso do Brasil com a Bolívia há duas décadas.

READ  Os melhores 30 Shiseido White Lucent para você

Bolzano disse nesta quinta-feira que o agronegócio brasileiro pode ser afetado por uma escassez de fertilizantes no mercado mundial em 2022. O chanceler disse que foi alcançado um consenso com Kofiero sobre a segurança do Mercosul ?? Sentimento de união ?? Mas mesmo ?? ??

“Os ministros, junto com outros parceiros do Mercosul, chegaram ao consenso necessário para definir o propósito e as características da revisão das tarifas do espaço público.

“Nesse sentido, Paraguai e Uruguai concordaram em aceitar imediatamente a decisão do Conselho do Mercado da Commonwealth, que preserva as exceções existentes e permite reduzir em 10% as alíquotas da maioria dos universos tarifários. Continua.

Caffiero defendeu a posição da Argentina na CET e insistiu que queria defender seu país? Exceções graves de trabalho em setores como automotivo, têxtil e calçadista? E estressado ?? Importância do instrumento de exceções para a proteção do trabalho nacional e do emprego argentino. ?? Ele abordou uma futura agenda estratégica que inclui a integração energética, criando um fórum de negócios e colaborando em biotecnologia e questões de saúde.

A delegação argentina incluirá o ministro do Desenvolvimento da Produção, Mathas Gulfas; Cecilia Dodosca Poko, Secretária de Relações Econômicas Internacionais; Secretário da Indústria, Economia do Conhecimento e Gestão de Negócios Externos, Ariel Shale; E Rosanna Cecilia Surpale, Secretária de Estado Adjunta para o Mercosul e Negociações Internacionais, e Daniel Cioli, Embaixador da Argentina no Brasil.

Cafiero e França também falaram sobre a crise hídrica que afeta a Bacia do Paraná e apreciaram a cooperação entre os dois países na mitigação de seus efeitos no consumo humano, na geração hidrelétrica e no uso da água no meio ambiente.

Além disso, expressaram satisfação com a cooperação no setor de energia, que inclui as exportações de termelétricas da Argentina. Também concordaram com a próxima reunião da Comissão de Tecnologia Mista encarregada do Projeto Hidrelétrico Internacional Karabe, no trecho compartilhado do rio Uruguai.

READ  Os melhores 30 Iphone 6S Plus 128Gb para você