China proíbe carne brasileira na carne louca, junto com Indonésia, Egito e Arábia Saudita

Uma polêmica está esquentando entre o Brasil, maior exportador mundial de carne bovina, e a China, seu maior consumidor.

Esperava-se que o comércio entre os dois países fosse retomado esta semana, após a conclusão das investigações em dois casos separados de BSE no Brasil.

No entanto, o analista da indústria de carnes Simon Guildy disse que agora não é possível que outros países assinem a proibição da carne bovina brasileira.

Mapa mostrando 600 mil toneladas de carne bovina extraída da China de janeiro a julho de 2021, avaliada em 48% do comércio brasileiro
Cinquenta e cinco por cento dos mercados de carne bovina do Brasil proibiram sua carne desde a descoberta da vaca louca no início de setembro.(

Apresentado por: Simon Quilty MLX Enterprises

)

Quilli disse que o Brasil vinha dizendo que qualquer certificação de carne bovina era aceitável até 3 de setembro e que havia sido embarcada antes de 9 de setembro, mas que a China não aceitaria exportações depois de 3 de setembro.

“Eles estão em disputa sobre as datas da suspensão acordada, que tem tudo a ver com a produção de tubos … um produto que eles não querem nos navios do sistema”, disse Quilli.

“O volume de exportações do Brasil para a China é incrível.

Expansão da proibição da carne bovina no Brasil

Embora a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) tenha descoberto que Caldi proibiu as exportações de carne bovina ao Brasil nos últimos cinco dias, nenhuma investigação adicional é necessária.

China, Rússia e Arábia Saudita proibiram oficialmente as exportações de carne bovina brasileira, e há relatos não oficiais de que Indonésia, Egito e Irã impuseram sanções.

A proibição da Rússia se aplica apenas aos dois estados brasileiros onde casos de vacas loucas foram identificados – Mado Grosso e Minas Gerais.

O Egito parou de aceitar carne bovina até 4 a 14 de setembro e a Arábia Saudita anunciou sua proibição na segunda-feira, com foco apenas em cinco fábricas de processamento no estado de Minas Gerais.

Mas Quilli disse que não está claro se Hong Kong está sujeito à proibição.

“Acho que o que é interessante é que se a controvérsia continuar e ir além de 19 de setembro, o número de países embargados aumentará – de modo que mais sete por cento podem se tornar balões”, disse Quilli.

Carne global está apertada

Como os preços globais da carne continuam subindo, Quilli disse que a disputa deve ser resolvida rapidamente no interesse dos seis países, incluindo a China.

“Considerando o aperto da carne bovina global, a dependência deles do Brasil vai aumentar a partir daqui.”

Quilli disse que espera que os preços da carne bovina atinjam o pico em outubro e novembro, mas disse que quaisquer ajustes ou quedas seriam muito brandos devido aos aumentos nos preços globais da carne bovina.

“Acho que a relação entre a China e o Brasil é realmente o fator mais importante porque o Brasil é dependente da China.”

“Como eles resolvem essa disputa em termos de produtos e data é o fator chave.”

READ  Os melhores 30 ceramica para você