Chuvas fortes atingiram alguns campos de café brasileiros – mas é melhor do que neve

SÃO PAULO / NOVA YORK, 7 de janeiro (Reuters) – Fortes chuvas no Oriente Médio inundaram os cafezais e outras safras, o mais recente em um clima de montanha-russa para as áreas agrícolas do país, que inclui geadas catastróficas e secas.

As áreas ao norte de Minas Gerais, principal produtor de café do Brasil, recebem quatro vezes mais chuvas. Ao contrário de outros climas severos, chuvas extras podem eventualmente melhorar as condições do solo nas fazendas de café.

O Brasil, maior produtor mundial de café, sofreu a pior seca dos 90 anos no ano passado, seguida por décadas de fortes nevascas. No final de dezembro, as chuvas no estado nordestino da Bahia mataram mais de 20 pessoas, enquanto a soja foi cortada no extremo sul do clima árido.

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

Eustachio Gonzalez, que ajuda a administrar 460 hectares (1.136 acres) de café arábica em Probora, no norte de Minas Gerais, diz que 1.000 milímetros (39,37 polegadas) de chuva passaram pela área desde outubro.

“Normalmente recebemos menos do que isso durante todo o ano”, disse ele.

O excesso de chuvas faz com que os grãos de café que ainda estão verdes caiam e reduzam a produção. Eles também evitam uma melhor manutenção da colheita, pois as máquinas não podem se mover entre as árvores, levando à rápida disseminação de doenças e pragas.

Consolide estimativas de que a produção na fazenda cairá para 40 sacas de 60 kg (2,47 acres) por hectare, em relação à estimativa anterior de 50 sacas.

Em alguns lugares como Teófilo, no norte de Minas Gerais, e em plantações inteiras de café inundadas pelas enchentes do rio Burdo, fazendeiros compartilharam fotos nas redes sociais. Instagram.

READ  Os melhores 30 Máquina De Cortar Cabelo para você

Nesses casos, toda a colheita é perdida.

No entanto, o pesquisador de café Jose Bros Matteolo disse que a umidade extra melhorou as condições em outras áreas onde as chuvas eram baixas, incluindo o cinturão principal no sul de Minas Gerais.

“A maioria dos campos é de grande altitude, então não há chance de encharcamento”, disse ele, acrescentando que a umidade será muito boa para a safra de 2023.

O banco de investimentos Itaú BBA disse na quinta-feira que embora o tamanho dos grãos de café não aumente devido às chuvas, eles ajudarão no crescimento dos frutos e aumentarão o tamanho do grão à medida que o período de floração terminar.

Os grãos de café maiores requerem menos grãos para encher um saco e são de qualidade superior, portanto, preferidos pelos torrefadores.

“As pessoas geralmente exageram os danos causados ​​pela chuva. Geralmente superam os danos”, disse Shawn Hackett, um pesquisador de materiais.

Inscreva-se agora para ter acesso gratuito e ilimitado ao Reuters.com

Relatado por Roberto Samora e Marcelo Teixeira; Editando Sandra Malar

Nossos padrões: Princípios de confiança da Thomson Reuters.