Clubes brasileiros deixam rivais da Copa Libertadores

Buenos Aires: Esta foto de arquivo, tirada em 12 de agosto de 2021, mostra o brasileiro Atlético Mineiro Hulk (à esquerda) e o argentino River Plate David Martinez durante a primeira partida de futebol das quartas de final da Copa Libertadores em Buenos Aires. – AFP

Sa Palo: Enquanto a Seleção Brasileira se dirige para uma vaga com 100 por cento de aproveitamento nas eliminatórias para a Copa do Mundo do próximo ano na América do Sul, os clubes do país dominam a Copa Libertadores, tirando o máximo proveito de seu poder financeiro incomparável no continente e na esteira da juventude . Talento. Pela primeira vez desde a formação da Liga dos Campeões Equivalentes da América do Sul em 1960, três times do mesmo país avançaram para as semifinais. Em 1966, o River Plate, o Boca Juniors e o Independent da Argentina chegaram às semifinais, mas foi dividido em grupos, então não pode ser comparado a 2021.

As semifinais da temporada começam esta semana, com a primeira mão do jogo Brasil entre Palmeiras e Atlético Mineiro, em São Paulo, na terça-feira, recebendo o Barcelona do Equador no Maracanã na quarta-feira. Se a lenda carioca Flamenco, que conquistou a Copa Libertadores de 2019, chegar à final em Montevidéu no dia 27 de novembro, será mais um confronto brasileiro, assim como no ano passado, quando o Palmeiras venceu o Santos.

Com uma população de mais de 200 milhões, o Brasil é quase a metade de todo o continente, então não é de se estranhar que suas seleções tenham um desempenho melhor, mas existem outras explicações para a atual prioridade do país. “O futebol brasileiro está evoluindo, os principais jogadores estão voltando para casa e o campeonato está se tornando cada vez mais competitivo”, disse o meio-campista brasileiro Lucas Bacquetta, do Flamengo, recentemente e agora na França.

O Atlético Mineiro trouxe de volta o Hulk no início deste ano e no mês passado assinou com o internacional espanhol, mas com o ex-atacante do Atlético de Madrid Diego Costa. O defesa-central David Luiz, que foi dispensado pelo Arsenal, voltou para casa para assinar pelo Flamenco. Outro ex-astro do Chelsea e Arsenal, Willian Corinthians, voltou à ação.

READ  Os melhores 30 O Melhor Do Karate para você

Este ex-jogador internacional brasileiro recebe grandes salários, e você nem sonha em pagar a clubes com problemas financeiros em outros lugares da América do Sul. “Os clubes brasileiros podem atrair jogadores de grande nome porque podem ganhar mais dinheiro”, disse o comentarista da ESPN Brasil, Leonardo Pertosi.

Dinheiro fala
O Golfo financeiro pode ser parcialmente explicado pela diferença nas negociações de direitos de televisão no Brasil em comparação com os países vizinhos – as principais companhias aéreas do Brasil acumularam US $ 253 milhões em 2019, enquanto na Argentina o valor foi de apenas US $ 91 milhões. Na última década, eles gastaram US $ 800 milhões no mercado de câmbio, mais do que o dobro do valor investido pelos clubes da Argentina, tornando a Copa Libertadores o país de maior sucesso com 25 títulos na história, sendo 20 pelo Brasil.

“Outros clubes da América do Sul não podem competir com os brasileiros. Um dos exemplos mais notáveis ​​foi a contratação de Ignacio Fernandez do Atlético Miniro River Plate”, disse Bertosi, um argentino de 31 anos que foi a Belo Horizonte em fevereiro. Pode ser comprado, e esses jogadores são frequentemente vendidos com lucro para a Europa. Em termos de população, não é surpreendente que o país ainda esteja trazendo inúmeros jovens talentos.

O Brasil é o maior exportador de futebol do mundo, com cerca de 1.300 jogadores fazendo seus negócios no exterior. “O Brasil sempre teve uma grande quantidade de jogadores, sejam eles em casa ou na Europa”, destaca Alex Sandro, da Juventus e lateral internacional brasileiro.

O Palmeiras conquistou a Copa Libertadores do ano passado. O elenco do Atlético Miniro inclui o campeão olímpico brasileiro Gilherme Arana e Flamenco, de 24 anos, todos da mesma idade. Dos 10 clubes que mais venderam jogadores na América do Sul na última década, seis estão no Brasil. O dinheiro ganho pode ser reinvestido em novas assinaturas e o ciclo recomeça. “Pode-se esperar que as seleções brasileiras ganhem a maioria dos torneios sul-americanos nos próximos anos”, previu Pertosi. – AFP