Colheita de café do Brasil enfrenta atrasos, prejudicando ritmo de exportação

Uma máquina de colheita colhe café em uma plantação na cidade de São João da Boa Vista, Brasil 6 de junho de 2019 REUTERS / Amanda Perobelli

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

SÃO PAULO, 23 Jun (Reuters) – Agricultores brasileiros colheram cerca de 35% da safra de café de 2022 até 21 de junho, ritmo mais lento em relação ao ano passado e a média histórica para esta época do ano, informou nesta quinta-feira a consultoria Safras & Mercado .

O atraso está prejudicando as exportações de café do Brasil, disse o analista do Safras Gil Barabach, levando a preços spot mais altos para cafés de alta qualidade.

No ano passado, os agricultores já haviam colhido 40% dos campos de café nessa época. A média de cinco anos para o período é ainda maior em 44%, disse a consultoria. O ritmo de colheita desacelerado ocorre apesar do clima mais seco do que o normal nas principais regiões produtoras, o que deve ajudar no trabalho de campo.

Registre-se agora para ter acesso GRATUITO e ilimitado ao Reuters.com

Barabach disse que o atraso na colheita se deve principalmente à maturação desigual das frutas e às dificuldades dos agricultores em encontrar mão de obra em algumas regiões.

A cooperativa de café do Brasil Cooxupe, a empresa No. 1 exportador, também relatou atrasos. Ele disse que 13,5% dos campos nas áreas onde opera, nos estados de Minas Gerais e São Paulo, foram colhidos até agora, o ritmo mais lento desde pelo menos 2017.

“Os preços dos cafés de qualidade para exportação subiram para os embarques definitivos”, disse Barabach, acrescentando que os agricultores não estão com pressa para vender, esperando preços ainda mais altos.

READ  Michael Vinicius: O ex-ás Peco do Asante Cotaco dá dicas ao atacante brasileiro para iluminar a Premier League de Gana

O Safras projeta a safra brasileira de café em 2022 em 61,1 milhões de sacas, bem acima da estimativa do governo de 53,4 milhões de sacas.

O agrônomo de café Matheus Grossi, que também produz os grãos em Patrocínio, Minas Gerais, disse que o tempo seco não é uma preocupação por enquanto.

As árvores ainda estão em boas condições, disse ele, e não estão exigindo muita irrigação.

Reportagem de Marcelo Teixeira; Edição por David Evans e Bill Berkrot

Nossos padrões: Os Princípios de Confiança da Thomson Reuters.