Crescem as preocupações com a safra de safrinha do Brasil Central à medida que a estação seca se aproxima rapidamente

À medida que o foco mudou da soja brasileira e da primeira safra de milho para a segunda safra de milho (safrinha) em março de 2022, o clima também mudou. As chuvas finalmente chegaram às áreas atingidas pela seca do Sul, enquanto o clima mais seco mudou para o Brasil Central, onde as chuvas eram anteriormente abundantes. O sul do Brasil certamente precisava da chuva, mas a importância dessa região do ponto de vista agrícola diminui nesta época da temporada, pois a safrinha é cultivada principalmente do Paraná e do norte para o Brasil Central.

Em março de 2022, condições mais secas do que o normal abrangeram grande parte do Brasil Central e Oriental. Este foi o quarto e sexto mês de março mais seco em mais de 30 anos para Minas Gerais e Goiás, respectivamente. Enquanto partes do sudeste e extremo sudoeste de Mato Grosso estavam mais secas do que o normal, a metade norte do estado viu condições mais úmidas do que o normal, ajudando a impulsionar março de 2022 para o segundo março mais úmido em mais de 30 anos, de acordo com dados da Tendências do Tempo360. Apesar da seca de março no Brasil Central, os solos foram carregados com umidade das chuvas abundantes no início do ano, reprimindo quaisquer preocupações de rendimento para a safra neste momento.

Mais ao sul, as chuvas foram frequentes e abundantes do norte do Rio Grande do Sul ao sul do Mato Grosso do Sul. Este foi o quinto março mais chuvoso em mais de 30 anos para o Rio Grande do Sul e Paraná. O clima mais úmido nas franjas do sul da região de cultivo de safrinha, incluindo o Paraná, terá sido benéfico para a cultura.

READ  Os melhores 30 snes para você

O clima mais seco se tornará mais preocupante no Brasil Central à medida que avançamos em abril. Espera-se que as tendências mais secas persistam em todo o Brasil Central, enquanto as condições mais úmidas do que o normal no Sul do Brasil continuam. De fato, este pode ser um dos meses mais chuvosos de abril em mais de 30 anos para o Paraná, segundo dados da Tendências do Tempo360.

wt360 Brasil Previsão de abril de 2022

A maior preocupação com condições mais secas do que o normal será em todo o Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul a leste da Bahia e Minas Gerais. A umidade do solo será esgotada à medida que as condições mais secas persistirem. Além disso, a estação seca para esta região está se aproximando rapidamente, geralmente começando no início de maio. A precipitação antes do início da estação seca é crucial para obter a safra de safrinha até o final da estação. No entanto, com uma previsão de abril mais seco que o normal, além de condições contínuas de La Niña, que podem antecipar o início da estação seca algumas semanas, as perspectivas de umidade do solo para a estação seca parecem muito sombrias.

SABER MAIS

logotipo wt360

Seja proativo ao clima, não reativo. O Weathertrends360 FarmCast oferece uma previsão de longo prazo com até 365 dias de antecedência. Nosso modelo de previsão estatístico, baseado em 24 ciclos climáticos, é 85% preciso em um ano – melhor do que a previsão da segunda semana da maioria das empresas. Saiba mais sobre como uma taxa anual de $ 369 para FarmCast pode ser o melhor investimento que você faz durante todo o ano.